Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB realiza V Encontro de Tubas e Eufônios Valmir Vieira

UFPB realiza V Encontro de Tubas e Eufônios Valmir Vieira

publicado: 14/11/2019 11h32, última modificação: 14/11/2019 11h32
LUCAS

Programação do dia 21
Programação dos dias 22 e 23

O V Encontro de Tubas e Eufônios Valmir Vieira é mais uma realização cultural da UFPB que acontecerá de 21 a 23 de novembro, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da instituição, e conta com ampla programação aberta para músicos e também para o público em geral.

O evento, dedicado ao estudo e valorização dos instrumentos tuba e eufônio, contará com palestras, oficinas de música brasileira e de música de câmara, mesa redonda, palestras, masterclasses, recitais, apresentações de grupos musicais e concertos gratuitos. Para abrilhantar esse evento, participarão professores oriundos dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Paraná e EUA

O Encontro de Tuba e Eufônio Valmir Vieira surgiu em 2015 com o intuito de dar visibilidade ao Tuba/Eufônio e de motivar os estudantes desses instrumentos no estado da Paraíba e em todo território brasileiro. Tendo em vista um grande número de bandas marciais e fanfarras existentes, tanto na capital João Pessoa quanto em todo território brasileiro, foi identificada uma demanda de tubistas e eufonistas que estão longe das instituições de formação musical especializada, o que provocou a criação do Encontro, ganhando o nome de Valmir Vieira, professor de tuba aposentado do Departamento de Música da UFPB – DEMUS.

E neste ano teremos como homenageado o compositor e eufonista, o Dr Fernando Deddos, pelas contribuições na formação musical e pelo brilhante trabalho artístico/pedagógico. A homenagem se estende a  Júlio Ruffos,  coordenador das bandas e fanfarra do Estado da Paraíba, que vem disseminando um trabalho de formação musical  nas escolas publicas do estado/PB. Dessa forma, reconhecemos e agradecemos aos homenageados por contribuirem para o fomento da escola de tuba e eufônio na Paraíba/Brasil. As atividades acontecerão no auditório Gerardo Parente (DeMus) e na Sala de Concertos Radegundis Feitosa LAMUSI/UFPB, com a abertura oficial na quinta- feira (21), às 18h30, com um clima festivo, comemorando o V ETEVV/2019, realizado nesta instituição/UFPB.

Toca na abertura o Sexteto Brassil/UFPB, numa apresentação que marcará a despedida do ex. professor de tuba Valmir Viera, que atuou por 39 anos nesse grupo de relevância internacional. Na ocasião teremos também a participação  da professora de tuba do DEMUS Iris Viiera, além do homenageado Dr. Fernando Deddos, que executará uma peça autoral com o sexteto.  A programação segue com Orquestra de Metais e Percussão da Paraíba-PB, tendo como solistas: Givan Pedro/PB e o americano Dr. Jeff Baker (TEXAS), que encerrará a noite de abertura.

O Encontro é uma realização da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, através do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA); do Governo do Estado, através da Gerência de Bandas do Estado, com apoio cultural da loja Grilo Musical, do LAMUSI, da Associação de Eufônio e Tuba do Brasil ETB – UFRN e o Departamento de Música da UFPB - DEMUS.

O evento foi idealizado e é coordenado por Iris Vieira, professora do Departamento de Música da UFPB, tubista do grupo Instrumental Brasil/PE e coordenadora da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB).