Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > OSUFPB encerra temporada de 2019 em grande estilo

OSUFPB encerra temporada de 2019 em grande estilo

No repertório, obras de Eli-Eri Moura e L. V. Beethoven

publicado: 11/12/2019 18h47, última modificação: 13/12/2019 11h47

PROGRAMA COMPLETO DO CONCERTO

A OSUFPB – Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba encerra sua temporada de 2019 com um grande concerto que celebra sua extensa e conceitual atuação no ano. No repertório o “Réquiem contestado”, do compositor paraibano Eli-Eri Moura e texto de W. J. Solha, encerrando com “Fantasia Coral para Piano, Coral e Orquestra”, de L. V. Beethoven. O concerto acontece nesta sexta-feira, 13 de dezembro, às 20:00h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e aberta para todas as idades. Recomenda-se, entretanto, que se chegue com pelo menos meia hora de antecedência, pois será respeitada rigorosamente a lotação da sala, que é de 300 pessoas.

Este concerto foi criteriosamente pensado para adensar o conceito da Orquestra e também da sala que a sedia, a Radegundis Feitosa. Também é um evento de agradecimento ao público que compareceu fielmente aos concertos realizados durante todo o ano. Para isso, o programa contemplará o “Réquiem Constestado”, de Eli-Eri Moura (Campina Grande/PB – 1963), com texto de Waldemar Solha (Sorocaba/SP, 1941), e  a “Fantasia Coral para Piano, Coral e Orquestra”, de Ludwig Van Beethoven (1770-1827). Para atender à robustez e à grandeza do concerto, participarão o Côro de Câmara de Campina Grande, além de sete solistas e um narrador. A regência é do maestro Vladimir Silva.

Há muito que celebrar quando se trata dessa Orquestra, que é mantida por uma universidade pública e gratuita, sobretudo num momento em que a educação superior pública brasileira vem sofrendo ataques que ferem a grandeza de sua imagem e função histórica. Ao todo, em 2019, a OSUFPB realizou vinte e um concertos oficiais, contemplando compositores brasileiros, locais e da história da música universal, dois concertos especiais, além de se manter como um importante equipamento que deságua a produção musical dos departamentos de música da UFPB. Com o propósito pedagógico de formação de plateia, a OSUFPB também realizou quatro concertos didáticos para escolas do ensino fundamental, tanto da esfera pública como privada, envolvendo, ao todo, cerca de quatrocentos alunos.

O Réquiem Constestado

O Réquiem Contestado é uma obra composta em parceria pelo compositor Eli-Eri Moura e o escritor, ator e dramaturgo e artista plástico Waldemar Solha, lançada no ano de 1993 e gravada em 1995. Com esta obra, Eli-Eri homenageia seu sobrinho Franklin Albuquerque de Moura, falecido precocemente, com quem tinha estreita ligação. Como conteúdo textual, o escritor W. J. Solha seguiu a estrutura litúrgica tradicional do réquiem, acrescentando na peça, entretanto, um solista que funciona como advogado de defesa da humanidade nesse tribunal excessivamente duro. Com isso, o autor, subvertendo propositadamente boa parte da  estrutura tradicional dessa missa fúnebre, faz adições ao texto latino original, retirando a perspectiva infeliz do Réquiem e apresentando um novo enfoque ao tema, já tão usado por compositores eruditos.