Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Institucional > Qualificações e Defesas
conteúdo

Qualificações e Defesas

por Sabrina - PPGAV publicado 01/07/2021 23h22, última modificação 08/08/2023 15h27

Banca de DEFESA: MAISA CRISTINA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: MAISA CRISTINA DA SILVA
DATA: 31/08/2023
HORA: 15:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: O CURSO INTENSIVO DE ARTE NA EDUCAÇÃO (CIAE) E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE ARTE/EDUCADORES
PALAVRAS-CHAVES: Arte/Educação; História; Formação de Arte/Educadores; Curso Intensivo de Arte na Educação; Narrativa; Experiência; Walter Benjamin.
PÁGINAS: 202
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo compreender as Experiências em Arte/ Educação desenvolvidas no Curso Intensivo de Arte na Educação – CIAE a partir das narrativas dos Arte/educadores egressos. Estes Artes/educadores são Rosa Vasconcelos, Maria Aparecida, Sebastião Pedrosa, Tereza Aragão que participaram do CIAE entre os anos de 1968 e 1977. Curso desenvolvido na Escolinha de Arte do Brasil no Estado do Rio de Janeiro no período em que as manifestações do Modernismo Cultural proporcionaram uma atmosfera de valorização da Arte Infantil passível de investigação cientifica, como instrumento da livre-expressão da criança, a implementação de ensino de arte e em ateliê para a infância e divulgação da Arte com Experiência Consumatória. O referencial teórico Experiencias e Narrativa em Walter Benjamin foram implementados para caracterizar e identificar as Experiencias em Arte/Educação que foram compartilhadas nas narrativas dos Arte/educadores parceiros da pesquisa. Deste modo, a questão central desta pesquisa é a seguinte: Quais experiências em arte/educação são narradas por Arte/educadores que cursaram o CIAE? O acesso as experiencias de formação das artes/educadores no CIAE são constituídas pela Conversa como Metodologia e a análise de conteúdo em Bardin. Da análise dos dados foram categorizadas as seguintes experiências: as Experiências em Arte/educação no CAIE coma a Arte e seu Sistema; Experiências em Arte/educação no CAIE coma a Epistemologia Modernista; Experiências em Arte/educação no CAIE coma a Comunidade de Afeto, Experiências em Arte/educação no CAIE coma a Profissionalidade, Experiências em Arte/educação no CAIE coma a Práxis, Experiências em Arte/educação no CAIE coma a Curso de Aperfeiçoamento.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - FERNANDO ANTÔNIO GONÇALVES DE AZEVEDO
Interno - MARIA BETANIA E SILVA
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Banca de DEFESA: KAÍSA LORENA OLIVEIRA ANDRADE

 Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo Programa:


DISCENTE: KAÍSA LORENA OLIVEIRA ANDRADE
DATA: 31/08/2023
HORA: 19:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: ENTRETECER
PALAVRAS-CHAVES: artes contemporâneas; processo de criação em rede; dissidência; obras híbridas; caderno de artista.
PÁGINAS: 245
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa apresenta o processo de criação em rede proposto a dois artistas visuais dissidentes com o objetivo de criar obras hí- bridas, em diálogo com dois curadores. O processo foi dividido em duas etapas: imersão para criação dos trabalhos e a produção da exposição “Isto é um roçar de mãos?”, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, MAMAM, Recife-PE. O trabalho criativo foi registrado em um caderno de criação colaborativo e as reuniões foram gravadas em áudio e transcritas. Neste processo, os conceitos de autoria, artista, curador, hibridização, dissidência e rede foram explorados e borrados. Colocou-se, assim, em evidência o entretecimento das interpretações e do fazer artístico em grupo.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - ALBERTO RICARDO PESSOA
Externo à Instituição - EDUARDO ROMERO LOPES BARBOSA
Presidente - FLORA ROMANELLI ASSUMPÇÃO - UNIVASF

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Banca de DEFESA: NATALIA DE ARAUJO COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa:


DISCENTE: NATALIA DE ARAUJO COSTA
DATA: 29/08/2023
HORA: 14:30
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: ÁRVORE GENEALÓGICA: VISUALIDADES DE SI PARA UM ENSINO DE ARTES VISUAIS ANTIRRACISTA.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Antirracista; Ensino de Artes Visuais Antirracista; Cultura Visual; Artistas Mulheres Negras; Investigação Baseada nas Artes.
PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta dissertação, desenvolvida no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco (PPGAV UFPB/UFPE), com área de concentração nas Artes Visuais e seus processos educacionais, culturais e criativos, e, mais especificamente, na Linha de Pesquisa Processos Educacionais em Artes Visuais, tem por objetivo geral investigar com estudantes dos cursos de graduação em Artes Visuais, da UFPB, possíveis estratégias para um Ensino de Artes Visuais Antirracista. Para alcançar esse objetivo geral, apresenta a discussão sobre Educação Antirracista; caracteriza visualidades antirracistas a partir da produção de artistas mulheres negras; problematiza visualidades antirracistas com estudantes dos cursos de graduação em Artes Visuais da UFPB, objetivando fomentar a construção coletiva de caminhos possíveis para um Ensino de Artes Visuais antirracista. O estudo se inscreve como uma Investigação Baseada nas Artes (IBA), por compreender que o objeto de estudo se constrói ao mesmo tempo em que se desenvolve o processo de investigação, entrelaçado na memória e vivências da pesquisadora e participantes, por meio de textos verbais e visuais, como formas de interpretar essa experiência. A investigação se fundamenta no campo de estudo da Cultura Visual e se tece por meio de uma escrevivência, priorizando a subjetividade que se relaciona com visualidades denominadas de antirracistas, aberta a interpretações e modos de ver e pensar para construir outro modo de se colocar diante das imagens. O estudo conclui que a Educação Antirracista tem sido uma das reivindicações dos movimentos negros que culminou com a promulgação da Lei n. 10.639/2003, porém a inclusão de conteúdos sobre arte africana e afro-brasileira não basta para caracterizar uma prática educativa desapegada do racismo estrutural que ainda impregna as relações sociais. Aponta para uma docência em Artes Visuais que se aproxime da produção e do fazer de artistas mulheres negras que abordam a temática do racismo na arte contemporânea brasileira. Constata que nenhuma imagem pode, por si mesma, propor uma Educação Antirracista e ou um Ensino das Artes Visuais Antirracista, mas é a ação coletiva de docentes e discentes, a partir e com as imagens, que pode transbordar o potencial de todas as pessoas afetadas por anacrônicas noções hierárquicas entre os diversos tons de pele.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MARIA EMILIA SARDELICH
Interno ERINALDO ALVES DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - JANAÍNA BARROS SILVA VIANA
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Banca de DEFESA: CARLA PRISCILA ANTUNES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.


DISCENTE: CARLA PRISCILA ANTUNES DOS SANTOS
DATA: 28/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: ANATOMIA DE UMA MISURA: Imaginário, criação e pesquisa
PALAVRAS-CHAVES: imaginário; arteeducação; pesquisa em/com/sobre artes; pesquisa arteeducativa. pesquisa poética, subjetividade, fenomenologia poética
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa apresenta a homologia de um processo de investigação acerca do nascimento de uma “misura” (assombração) de nome “Pássaro-gente” em minhas criações e seus desdobramentos em meu trabalho arteeducativo, em minha formação enquanto pesquisadora e na elaboração pessoal de um processo de luto. A gestação do Pássaro-gente conduziu todas as camadas desta pesquisa. A base teórica foi construída essencialmente a partir dos fundamentos do imaginário (Danielle Rocha Pitta/Gilbert Durand). Os procedimentos realizados foram fruto da confluência de métodos oriundos da cartografia (Virgínia Kastrup), da artografia (Belidson Dias) e da mitodologia (Danielle Pitta, Gilbert Durand e Yves Durand). A partir da mitocrítica de minha produção artística e o destaque das redundâncias míticas e principais significados que compõem meu imaginário, compartilho como esses elementos simbólicos se relacionaram com minhas dimensões arteeducadora, pesquisadora e pessoa neurodivergente, o que ofereceu pistas e estratégias possíveis acerca da relação: imaginário, criação e pesquisa arteeducativa.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LÊDA MARIA DE BARROS GUIMARÃES
Interno - MARIA BETANIA E SILVA - UFPE
Presidente - MARIA DAS VITORIAS NEGREIROS DO AMARAL - UFPE

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Banca de DEFESA: MAYELE MARIA SOUZA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada no Programa:


DISCENTE: MAYELE MARIA SOUZA DE OLIVEIRA
DATA: 15/08/2023
HORA: 10:00
LOCAL: CAC, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
TÍTULO: ...AUTOBIOGRAFIA RETICENTE... Inquietações e narrativas de uma professora de artes
PALAVRAS-CHAVES: Identificação Profissional; Mediação Cultural; Abordagem Triangular
PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta produção está inserida no campo do Ensino das Artes visuais e mais especificamente nos processos educacionais em Artes Visuais e tem por objetivo evidenciar a abordagem triangular e a mediação cultural como caminhos importantes para o ensino da arte, explorando as visualidades e possibilidades de produção visual entre o exercício da docência e o desenvolvimento artístico dos(as) alunos(as). Portanto, pretendo nesta escrita destacar minhas primeiras experiências enquanto professora de artes do Centro Educacional Prefeito Eronides Soares (CEPEFS) ancoradas pelas inquietações, conceitos e reflexões acerca da minha identidade profissional, da mediação cultural e da abordagem triangular, além de também explorar como possibilidade investigativa algumas produções visuais minhas e dos(as) alunos(as), entre os anos de 2021 a 2023, nas visitas ao Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) e Engenho Massangana. Partimos do conceito de Barbosa (2009), que aborda a arte como importante vetor na mediação cultural e social não somente nos espaços educativos museais, bem como na formação do indivíduo em sua totalidade. Nesse contexto, destaco como suporte algumas discussões acerca da construção da identidade, que conforme Hall (2005), é reflexo das multiplicidades do indivíduo moderno e da sociedade que o cerca, sendo essa uma discussão igualmente presente nas ideias de Bauman (2007), que fundamenta essas multiplicidades nos constantes processos de enfraquecimento e mudança da estrutura social e individual solidificada em outrora. Para tanto, toda a escrita, de cunho qualitativo, teve como referência metodológica a autobiografia, que se volta para a subjetividade enquanto parte da epistemologia, considerando seus aspectos individuais na sociedade, como Ferrarotti (1988) evidencia no método biográfico, e Josso (2004) que traz as biografias educativas como relevantes para o processo de formação do indivíduo. O texto está dividido em três capítulos, em que na primeira parte proponho uma contextualização sobre identificação profissional, baseada nas minhas inquietações enquanto professora de artes. Já no segundo capítulo, apresento a mediação cultural ancorada por duas experiências de visitação, como caminho importante para o ensino aprendizagem das artes. E por fim, o terceiro capítulo remonta de maneira visual as produções pessoais e dos meus alunos e alunas do CEPEFS, que refletem direta e indiretamente a proposta triangular de Barbosa (1998).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABIANA CRISTINA DA SILVA
Presidente - LUCIANA BORRE NUNES - UFPE
Interno - MARIA BETANIA E SILVA - UFPE

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Banca de DEFESA: WELLINGTON SOARES GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: WELLINGTON SOARES GOMES
DATA: 10/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA DE UMA BIXA PRETA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO A PARTIR DA DISSIDÊNCIA INTERSECCIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Dissidência interseccional; Bixa Preta; Narrativa autobiográfica; Cultura Visual
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Esta pesquisa visa compreender quais as possíveis contribuições da/o professora/r de Artes Visuais para questões relacionadas às dissidências interseccionais (gênero, sexualidade e raça) nas salas de aula da Educação Básica (6º ao 9º ano). Tem como objetivos específicos: a) apresentar e refletir sobre as experiências em sala de aula na Educação Básica pautadas nos processos de pesquisa autobiográfica; b) compreender aspectos das dissidências interseccionais (raça, gênero e sexualidade) e o ensino das Artes Visuais e; c) investigar, experimentar e refletir sobre a metodologia PROVOQUE (Problematizando Visualidades e Questionando Estereótipos) como possibilidade de ação educativa em Artes Visuais na Educação Básica. O estudo acontece nos campos da Educação da Cultura Visual a da dissidência Interseccional e está ancorada na perspectiva da narrativa autobiográfica. O tema da pesquisa tem origem na necessidade de discussões qualificadas sobre a dissidência interseccional nas aulas de aula da Educação Básica e na ausência de registros educacionais a partir de narrativas de profissionais dissidentes, neste caso, uma artista professora e pesquisadora bixa preta. A pesquisa é concluída com o entendimento de que o campo educacional, especificamente o ensino das Artes Visuais na Educação Básica, está cada vez mais transitado por sujeitos dissidentes que, por sua vez, transformam a escola em um espaço de existências possíveis. E ainda, que a escrita autobiográfica é uma estratégia política de legitimação de corpos dissidentes em espaços educacionais e que metodologias de ensino que problematizam visualidades comuns abrem portas para o questionamento das relações de poder.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOÃO PAULO BALISCEI
Presidente - LUCIANA BORRE NUNES - UFPE
Interno - MARIA EMILIA SARDELICH

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Banca de DEFESA: PATRICIA CORREIA VILELA DA SILVA

Uma banca de DEFESA DE MESTRADO foi cadastrada pelo Programa:

DISCENTE: PATRICIA CORREIA VILELA DA SILVA
DATA : 08/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: PPGAV
TÍTULO: A FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UFPE NO CONTEXTO DA PANDEMIA.
PALAVRAS-CHAVES: Formação Docente. Artes Visuais. Educação. Tecnologia. Pandemia.
PÁGINAS: 114
RESUMO: Tendo em vista que a pandemia mudou nossos hábitos influenciando em todos os aspectos do nosso cotidiano principalmente na educação esta pesquisa investigou a formação do professor de Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco, a fim de compreender as (re)invenções e práticas vivenciadas na formação inicial no período da pandemia. Para tanto, foi necessário identificar os componentes curriculares, obrigatórios e eletivos, oferecidos remotamente na Licenciatura em Artes Visuais no contexto pandêmico (2020 - 2021) e compreender o que coordenação e docentes atuantes nos componentes curriculares elencados, experienciaram no ensino remoto, identificando as transformações, (re)invenções e (re)organizações das práticas vivenciadas remotamente na Licenciatura em Artes Visuais a partir da fala dos docentes, de observações e dos materiais por eles disponibilizados. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa através do procedimento bibliográfico, documental e de pesquisa de campo com caráter exploratório e descritivo com abordagem qualitativa. Diante disso, constatamos que a continuação das aulas por meio do ensino remoto foi acatada após várias reuniões com toda a comunidade acadêmica tendo-se criado um calendário suplementar facultativo, 2020.3 gerando para coordenação e para os docentes da licenciatura em Artes Visuais dificuldades iniciais com a oferta de componentes curriculares práticos, mas que foram contornados e os docentes conseguiram se adaptar ao momento atuando com autonomia.

MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - EMILIA PATRICIA DE FREITAS
Presidente - FABIANA SOUTO LIMA VIDAL
Interna - MARIA BETANIA E SILVA

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO GOMES DE LUCENA


Uma banca de QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO foi cadastrada pelo Programa:


DISCENTE: EDUARDO GOMES DE LUCENA
DATA : 31/07/2023
LOCAL: PPGAV-UFPB
TÍTULO: AUBIBONY POSTAL BANK: Arte Correio e os arquivos de artista no século XXI
PALAVRAS-CHAVES: Arte Correio. Arte Postal. Arte Conceitual. Hibridismo. Arte em Rede.
PÁGINAS: 119
RESUMO: Esta pesquisa em arte busca lançar um olhar crítico e investigativo sobre minha produção artística, utilizando como fio condutor os projetos colaborativos de Arte Correio desenvolvidos durante a década de 2010. Intenciono evidenciar o caráter transdisciplinar da Arte Correio, abordando as dinâmicas utilizadas na arte em rede, os fluxos rizomáticos que emergem no processo de formação e expansão desses circuitos alternativos e a consequente formação de acervos. Mesmo após mais de cinquenta anos desde o início do movimento, as redes de Arte Correio seguem ativas e se reinventando, se desdobrando em novas leituras e possibilidades. Com a intenção de analisar os caminhos e os processos desta prática artística, me inseri e participo dessas redes, enviando e recebendo obras de Arte Correio e propondo projetos colaborativos e convocatórias para formação de um arquivo de artista nos dias atuais de modo a revisitar as práticas artísticas adotadas pelos artistas postais pioneiros e examinar as ressonâncias dessas práticas, bem como suas ramificações atuais. Por meio do método cartográfico, pretendo verificar o hibridismo entre a Arte e a Comunicação presentes na Arte Correio em busca de analisar as formas de produção e circulação da Arte Correio nos dias atuais. Para responder essas questões, além de apresentar os projetos artísticos e convocatórias que eu desenvolvi, pretendo destacar outros artistas e projetos contemporâneos que utilizam as dinâmicas, se apropriam e reinventam a Arte Correio nos dias atuais, com ênfase no século XXI. Além disso, serão exploradas as ações desenvolvidas pelos artistas postais pioneiros das décadas de 1960 e 1970, contextualizando a Arte Correio sócio-histórico-culturalmente e pontuando algumas proposições nacionais e regionais, estreitando e delimitando a temática. Por meio dessa pesquisa, busca-se ampliar o entendimento sobre a Arte Correio como uma forma de expressão artística contemporânea, avaliando sua relevância e ressignificação no contexto atual, além de contribuir para a compreensão das práticas artísticas em rede como um fenômeno transdisciplinar em constante evolução, apresentando novas perspectivas nesse campo artístico. Para materializar esta pesquisa, além do desarquivamento do meu acervo particular, pretendo desenvolver um trabalho artístico utilizando os preceitos da Arte Correio.

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JOAO DE LIMA GOMES - UFPB
Interno - EDSON MACALINI - UDESC
Interno - ROBSON XAVIER DA COSTA - UFPB
Externa à Instituição - FABIANE PIANOWSKI

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Banca de DEFESA: RAISA FILGUEIRA SOARES GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa:
DISCENTE: RAISA FILGUEIRA SOARES GOMES
DATA: 24/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: HISTÓRIAS (NÃO) CONTADAS: O ACERVO DE ARTE POPULAR DO CENTRO CULTURAL SÃO FRANCISCO E A POTÊNCIA DOS FOLGUEDOS
PALAVRAS-CHAVES: Arte Popular. Centro Cultural São Francisco. Exposições. Acervo. Folguedos.
PÁGINAS: 247
GRANDE ÁREA: Linguística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: Entre bois, curvas, lacunas, fissuras e carrancas se esmerando para afastar os maus espíritos, há um trabalho curatorial que figura junto a um corpo colonial e contracena com o claro e escuro e os cheios e vazios do lugar, numa relação diversa. Para ver, sentir e ouvir as vozes do acervo de arte popular do Centro Cultural São Francisco é preciso subir a escada de acesso às obras que caminham junto ao tempo, às camadas pueris e metafísicas de uma construção de narrativas, que insistem em ser e estar, quando a máxima é apagar e emudecer. É nesse lugar, nas dependências do Antigo Convento de Santo Antônio, localizado na cidade de João Pessoa/Paraíba, hoje Centro Cultural São Francisco(CCSF), que (re)existe o acervo de arte popular, proveniente da exposição Brasil, Arte Popular Hoje, realizada no final da década de 1980, com curadoria da antropóloga, escritora e museóloga Lélia Coelho Frota, em fusão com o acervo de arte popular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Múltiplas linguagens são contempladas no acervo, bem como trabalhos artísticos de muitas localidades do Brasil, como a xilogravura, a cerâmica, a arte indígena e afro-brasileira, os ex-votos, entre outros. As demais linguagens englobam inúmeras temáticas, tais como, os folguedos e brincadeiras populares oriundas do nordeste do Brasil, a exemplo do Cavalo Marinho, Reisado e Boi de Reis, manifestações artísticas e performativas que contam histórias e simbolizam tradições por meio da dança, da música e dos rituais cênicos. Assim, a pesquisa se objetiva em estudar o acervo de arte popular do Centro Cultural São Francisco, através de um olhar voltado para o diálogo entre os artistas e obras que registraram os folguedos e a potência dessas manifestações culturais para além do Antigo Convento de Santo Antônio. Logo, os objetivos específicos do presente trabalho são: Discorrer sobre os caminhos curatoriais do Acervo de arte popular do CCSF, proveniente da exposição Brasil, Arte Popular Hoje; Revelar histórias (não) contadas, a partir da percepção do acervo em sua totalidade, porém, com um enfoque nos folguedos retratados no universo do acervo e da exposição; Mostrar uma arte popular viva mediante os folguedos brincados na rua, utilizando como ferramenta imagens do acervo que dialoguem com o cenário atual das brincadeiras que acontecem na Paraíba, indo além dos limites espaciais de um museu de pedra e cal e revelando tradições artísticas populares potentes e vivas.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EMERSON DIONÍSIO GOMES DE OLIVEIRA
Presidente - SABRINA FERNANDES MELO
Interno -  SICILIA CALADO FREITAS

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------