Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado em Artes Visuais PPGAV UFPB/UFPE

Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado em Artes Visuais PPGAV UFPB/UFPE

O CENATED e os Cursos Livres de Artes Visuais no periodo de 1999 a 2010

O CENATED e os Cursos Livres de Artes Visuais no periodo de 1999 a 2010 - Discente Maria Laudiceia Almeida Lira
publicado: 04/07/2016 09h06, última modificação: 14/11/2022 08h05

Banca de Defesa de Dissertação de Mestrado em Artes Visuais PPGAV UFPB/UFPE

O CENATED e os Cursos Livres de Artes Visuais no periodo de 1999 a 2010

Discente: Maria Laudiceia Almeida Lira

Local: sala 214 CCTA/UFPB

Data: 28.07.2016

Resumo

Motivada pela atuacao como professora e gestora do Centro Estadual de Artes do Ensino Fundamental e Medio - CENATED, esta pesquisa tem como objetivo investigar o processo historico desta instituicao num recorte temporal de 1999 a 2010. O foco para a sua implementacao administrativa, metodologica e pedagogica. Como foram planejados e ministrados os "cursos livres" em artes visuais, com foco nos cursos de desenho e de pintura, atentando para as acoes educativas e metodologicas dos seus professores, e a preocupacao central. Utilizou-se uma "metodologia mista", de aspecto documental, bibliografico e de memoria, com abordagem qualitativa, para a construcao de uma narrativa historica, na perspectiva de um "flaneur". Como resultado, a pesquisa detectou a relevancia institucional do CENATED, em se tratando do primeiro Centro de Artes, com caracteristica de "cursos livres" e vinculo institucional publico. Conheceu suas finalidades e possiveis contribuicoes para o Ensino de Artes Visuais e a difusao da arte, produzida especialmente por estudantes da rede publica de ensino na Cidade de Joao Pessoa-PB e de outros municipios proximos. Identificaram-se acoes consistentes de um modelo de ensino mais tradicional, referendados nas concepcoes teoricas de Ensino de arte na epoca, baseado na tecnica e na copia, com possiveis insinuacoes nas tentativas de vivenciar um Ensino mais contemporaneo.

Palavras Chave: CENATED; Ensino de Artes Visuais; Cursos Livres; Narrativa; Flâneur.

BANCA EXAMINADORA

Presidente: Dr. Erinaldo Alves do nascimento - UFPB

Examinador Titular Externo à instituição: Dr. Vicente Vitoriano Marques Carvalho - UFRN

Examinadora Titular Interna: Drª. Maria Emília Saderlich