Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Exame de Qualificação de Mestrado em Artes Visuais - José Getúlio Martins Júnior

CEGOS VIDENTES E VIDENTES CEGOS: ENTRE O ENSINO DE ARTES VISUAIS E A EDUCACAO INCLUSIVA

publicado: 27/07/2016 08h56, última modificação: 14/11/2022 08h05

EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO EM ARTES VISUAIS

Discente: José Getúlio Martins Júnior

Local: sala 214 CCTA

Data: 29.07.2016

Hora: 9h

Título: CEGOS VIDENTES E VIDENTES CEGOS: ENTRE O ENSINO DE ARTES VISUAIS E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Resumo:

A apreensão do conhecimento por meio do sentido da visão e um processo fundamental nas aulas de Artes Visuais, onde as imagens adquirem um papel importante, independentemente das abordagens e métodos utilizados pelo arte/educador. Entretanto, a presença de deficientes visuais em turmas regulares pede uma reflexão mais atenciosa acerca do uso da imagem em sala de aula, uma vez que potencialmente ela pode vir a representar um obstaculo, ate mesmo um impedimento para a compreensão de conteúdos relacionados com a disciplina. Esta pesquisa e de natureza qualitativa investiga possibilidades do Ensino de Artes Visuais no contexto da escola publica inclusiva, em duas turmas das series finais do Ensino Fundamental onde ha estudantes com deficiências visuais, na Escola Municipal de Ensino Fundamental General Rodrigo Otávio, em João Pessoa Paraíba. A escola foi escolhida por ser a instituição onde o autor da pesquisa atua como arte/educador desde 2011, por concentrar mais de 44% de todos os estudantes com deficiência visual matriculados na rede municipal em 2016, e por ter uma relação histórica de décadas com o contexto inclusivo principalmente devido a sua proximidade física com o Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha - ICPAC. No primeiro capitulo, o autor busca construir uma narrativa relacionando suas experiencias de vida e lembranças do contexto escolar vivenciado, dialogando com o histórico e transformações da legislação brasileira relacionados aos direitos humanos e da pessoa com deficiência, assim como com o processo de inclusão do Ensino de Arte no currículo escolar. No segundo capitulo, a pesquisa se divide em três momentos distintos: o primeiro busca compreender o contexto inclusivo da escola onde ocorre a pesquisa através da analise de dados estatísticos fornecidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, e daqueles obtidos através de entrevistas semi estruturadas a se realizar com gestores, supervisores e funcionários da Sala de Recursos Multifuncional. Como aporte teórico para analise dos dados, o pesquisador dialoga com as contribuições de Montoan(2003) e Antun(2013) ao tratar da dialética inclusão/exclusão na escola. Considera ainda as colaborações de Reily(2010) sobre o ensino de artes visuais no contexto da escola inclusiva, de Nunes e Lomonaco(2007) sobre preconceitos e potencialidades do estudante cego, e Espinosa e Ochaita(2010) sobre desenvolvimento e intervenção educativa envolvendo deficientes visuais; no segundo momento, o estudo se volta para os relatos, registros e mapeamentos dos caminhos pedagógicos percorridos pelo pesquisador, enquanto arte/educador das turmas estudadas. Que estrategias e possibilidades pedagógicas faz uso para contornar as dificuldades do uso da imagem em sala de aula? Buscando soluções para as diversas questões encontradas, o autor recorre aos estudos sobre as inteligencias múltiplas de Gardner(2009), a abordagem triangular de Ana Mae(2010), ao conceito de rizoma de Deleuze e Gatarri(1995), a teoria da recursividade de Kleene(1936), a teoria dos jogos de Neumann e Morgenstern(1972), a visão de Ken Robinson(2010) sobre a criatividade na escola, ao aprendizado colaborativo entre crianças no olhar de Sugata Mitra(2007), dentre outros; já o terceiro e ultimo momento tem como foco a avaliação do processo vivenciado a partir da analise da produção artística coletiva realizada pelos estudantes, considerando, também, os dados obtidos atraves de entrevista com dois grupos focais, formados por estudantes das turmas pesquisadas.

Palavras Chave: Ensino de artes visuais. Educação inclusiva. Escola pública.

BANCA EXAMINADORA

Presidente/Orientadora: Drª Lívia Marques Carvalho UFPB