Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Pesquisa > Pesquisas Concluídas
conteúdo

Pesquisas Concluídas

por gustavodacostaalvess publicado 11/02/2020 11h00, última modificação 21/02/2020 12h54

Jornalismo e inconsciente político: trabalho e subjetividade
DATA: 05/03/2011-31/12/2014
EMENTA: A pesquisa defende a tese do inconsciente político no trabalho do jornalista. argumento que, necessariamente, passa pela contradição das relações de poder de uma realidade reprimida e oculta que acaba por reverberar como subtexto imanente a própria produção textual das reportagens, perspectiva que pode ser mapeada pela metodologia apontada por Fredric Jameson, a qual indica que os textos podem e devem ser lidos como resoluções simbólicas de verdadeiras contradições políticas e sociais.
DOCENTE: Dinarte Varela Bezerra


JCollab - Jornalismo Científico Colaborativo para TV Digital
DATA: 03/07/2013-30/12/2015
EMENTA: Nos últimos anos a Internet tem permitido o aprimoramento da comunicação e os serviços de difusão de informação. A televisão, também tem evoluído no sentido de agregar novos formatos e serviços, especialmente com a chegada da TV Digital. Neste cenário de convergência digital, facilidades de colaboração e personalização se tornam realmente viáveis e acessíveis através da Internet. A abordagem da Web 2.0 expande a visão da Internet de uma mera rede de computadores e serviços, para uma visão social, formada por indivíduos que compõem comunidades que se comunicam e colaboram. Neste projeto será desenvolvida uma plataforma para suporte a um serviço de criação colaborativa de conteúdo jornalístico científico interativo, com inclusão de modelagem e descrição semântica, visando potencializar a experiência do jornalismo com suporte a interatividade compatível com o SBTVD, gerando conteúdo a ser veiculado na TV Digital. Um portal público será criado, com toda infra-estrutura necessária para abrigar comunidades, explorando conceitos de redes sociais e de comunidades de aprendizado, para a criação de um espaço virtual de interação social e geração de conhecimento em criação de conteúdos para TV digital, para a discussão de temas sociais e assuntos jornalísticos.
DOCENTE: Guido Lemos de Souza Filho

 

DO DIAL AO PC: a webradio como ferramenta para o radiojornalismo comunitário
DATA: 05/03/2013-31/12/2015
EMENTA: O escopo dessa pesquisa é mostrar que frente aos atuais avanços tecnológicos, e com eles surgem uma nova e democrática ferramenta para o radiojornalismo que são as Web Rádios. Portanto, para os estudos de radiojornalismo, é importante pensar em um produto comunicacional que procure desenvolver e implementar uma plataforma na internet para uma rádio web comunitária, ligada a metodologias pedagógicas que desenvolvam junto da comunidade juvenil e seus contextos a inclusão e cidadania ativa. Uma pesquisa que consiste em uma intervenção, com a utilização de ferramentas tecnológicas, no campo do jornalismo comunitário.
DOCENTE: Olga Maria Tavares Setubal


Processos de produção, circulação e consumo em telejornalismo
DATA: 05/03/2013-31/12/2015
EMENTA: Pesquisa sobre as relações entre tecnologia e linguagens no telejornalismo em tempos de midiatização, convergência tecnológica e cultural entre TV e internet, desenvolvida no Mestrado de Jornalismo Profissional da UFPB no Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias e Linguagens Jornalísticas- TECJOR/PPJ/CNPq.
DOCENTE: Carmen Virginia Montenegro Sa Barreto


Música Pop: Valores, Performances, Territorialidades
DATA: 05/03/2013-30/12/2016
EMENTA: O projeto traz à tona debate conceitual acerca de questões ligadas a produtos e experiências da cultura do entretenimento, mais especificamente dentro da retranca da música pop. Discute a música pop como gênero musical, suas textualidades sonoras e performáticas, além de rotulações e jogos de valores. Reconhece experiências estéticas oriundas dos produtos da música pop, bem como sociabilidades e territorialidades nestes embates. Debate a cultura de fãs e dos sujeitos que se engajam através de artistas da música pop.
DOCENTE: Thiago Soares


Jornalismo e Dispositivos Móveis: em Tempo de Convergência Jornalística, a Experiência dos Jornais Paraibanos
DATA: 01/10/2014-02/02/2018
EMENTA: Os jornais na Paraíba, região Nordeste do Brasil, ampliaram as possibilidades de distribuição do seu conteúdo, utilizando-se de dispositivos móveis como smartphones e tablets. Esta pesquisa se propõe a examinar as características dos gêneros jornalísticos para os dispositivos móveis, em especial a notícia, assim como analisar o papel que os recursos multimídia exercem na produção desses conteúdos. Esse estudo se dará a partir da experiência que os jornais locais estão vivenciando com a convergência jornalística, com a proposta de redação integrada para abrigar as diferentes mídias, tais como portais de notícias, jornais impressos, rádio e, em certos momentos, a TV.
DOCENTE: Sandra Regina Moura


Jornalismo Regional e Linguagem Jornalística
DATA: 19/11/2014-30/12/2018
EMENTA: Este projeto enfoca o jornalismo impresso de seis capitais brasileiras - Manaus, Belém, João Pessoa, Salvador, Campo Grande e Brasília. Busca a organização do material jornalístico, para entender como conteúdos são articulados a uma composição própria dos jornais, a partir da qual seria possível refletir sobre dinâmicas do processo social.
DOCENTE: Pedro Benevides


Design Audiovisual
DATA: 01/01/2017-01/11/2019
EMENTA: A interdisciplinaridade das áreas da criação, produção, distribuição e fruição de conteúdos audiovisuais por intermédio da integração entre Interação Humano Computador (IHC) e os estudos de audiência. O design audiovisual centrado no usuário, visando analisar e compreender a criação e a fruição de narrativas audiovisuais através das diferentes interfaces comunicacionais. Objetivo Estudar o desenvolvimento e a fruição de conteúdos audiovisuais considerando a interdisciplinaridade da intersecção das áreas da Informática (especificamente a Engenharia de Software e a Interação Humano Computador) com a Comunicação (especificamente os estudos de audiência e a relação com a criação de narrativas).
DOCENTE: Valdecir Becker


Estudo das Mídias Digitais. Modernização Tecnológica e Desenvolvimento Social
DATA: 05/03/2013-13/12/2019
EMENTA: Os 12 anos de trabalho do projeto "Modernização Tecnológica e Desenvolvimento Social" já resultaram em prêmios, livros e outras publicações sobre as mídias digitais.
DOCENTE: Claudio Cardoso De Paiva


Jornalismo, Design e Processos Audiovisuais
DATA: 04/01/2018-05/11/2019
EMENTA: Imagens reproduzem relações sociais. Comunicam eventos, divulgam fatos, interagem com seus leitores/espectadores/internautas. Ao integrarem os textos jornalísticos tornam-se indispensáveis para a constituição de gêneros: fotojornalismo, telejornalismo, jornalismo documental, webjornalismo, dentre outras. As imagens são submetidas a processos de manipulação por parte de órgãos governamentais, comandos militares, empresas jornalísticas e até mesma dos autores das imagens. Dessa forma, o presente projeto tem como finalidade estudar a presença da imagens nas formas e plataforma jornalísticas, além de pensar a forma de apresentação de todos os aspectos alusivos ao desing nos sistemas audiovisuais.
DOCENTE: Jose David Campos Fernandes


Trânsitos Entre Linguagens: Rotinas do Jornalismo no Cinema
DATA: 05/03/2013-13/12/2019
EMENTA: O jornalismo e o cinema possuem formas distintas de encenar os acontecimentos sejam estes não ficcionais (recortes da própria realidade) ou ficcionais (realidades imaginárias com liberdade de criação estética). Interessante destacar que estes campos de realidade e ficção também se misturam da a situação de complexidade presentes nas instâncias narrativa produtoras de sentidos . Mas é importante destacar que entre estes campos de engendramentos semióticos do cinema e do jornalismo há, também, sutilezas que envolvem os diálogos entre linguagens, interconexões entre gêneros, trânsitos entre os modos de narrar e contaminações recíprocas do cinema que incorpora os temas e dinâmicas do jornalismo e do próprio jornalismo que se alimenta das estratégias de articulação narrativa, edição e dimensão analítica do cinema. Vários estudos e contribuições teóricas de Stella SENRA e Christa BERGER já destacam esse campo de aproximações e diálogos entre o jornalismo e o cinema ou mesmo a como se efetiva a construção simbólica do jornalismo no cinema. O principal objetivo deste projeto é aprofundar de forma transdisciplinar o estudo sobre o hibridismo existente entre Jornalismo e o cinema e, ainda, destacar as rotinas de dinâmicas do jornalismo no cinema.
DOCENTE: Pedro Nunes Filho