Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Notícias > AULA INAUGURAL MESTRADO EM JORNALISMO

AULA INAUGURAL MESTRADO EM JORNALISMO

SEMESTRE 2018.1

publicado: 26/02/2018 12h58, última modificação: 14/03/2023 11h50
Palestrante

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove a aula inaugural do Mestrado em Jornalismo do semestre 2018.1 com o professor Dr. Antônio Albino Canelas Rubim. O convidado é do corpo docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fará uma palestra sobre Jornalismo e Política. O evento é gratuito, aberto ao público e acontecerá no dia 26/02, às 18h, no Auditório Cine Aruanda, no Bloco B do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB.

Albino Rubim é conhecido no meio de jornalismo político na Bahia como um "guru", pela sua genialidade e sutileza nas análises e discursos no que tange a esfera política. Com sua rica e diversificada trajetória acadêmica, possui um olhar diferenciado em relação às questões políticas, o que lhe confere propriedade e credibilidade. Ele é pós-doutor em Políticas Culturais pela Universidade de Buenos Aires e Universidade San Martin (2006), doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1987), mestre em Ciências Sociais (1979) e formado em Comunicação (1975), ambos pela UFBA. O professor já liderou cargos em Cultura e Comunicação, como quando foi secretário de Cultura da Bahia em 2011 e duas vezes presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Atualmente,ele é docente da UFBA no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e também no Programa de Artes Cênicas.

O evento visa discutir sobre os caminhos do jornalismo e da política, debate importante neste ano eleitoral, após mudanças de governo que acarretaram ao país crises profundas no campo econômico e social. Pretende-se levantar também a questão das Fake News, termo usado para se referir às notícias fabricadas, que têm as redes sociais como principal meio de difusão, ainda mais intensas em ano eleitoral.

A organização do evento é do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) que visa, a partir do mestrado profissional, contribuir para o ensino e pesquisa de Jornalismo através de processos acadêmicos para atualização de conhecimentos, a melhoria da capacitação técnica-instrumental e a reflexão crítica da atividade jornalística na sociedade.

O PPJ vem, por meio dessa nota, convidar toda a comunidade acadêmica, mercado profissional e sociedade, ressaltando a relevância de debates como esse, em especial aos profissionais de Comunicação. Para mais detalhes, acompanhe nossas redes sociais, onde daremos mais detalhes sobre o evento.