Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Notícias > Defesa de Francisco de Assis Costa Filho agendada para amanhã

Defesa de Francisco de Assis Costa Filho agendada para amanhã

por PPJ publicado: 24/08/2017 14h25, última modificação: 14/03/2023 11h49

Amanhã acontecerá a defesa da discente Bruna Vieira de Oliveira. As informações da defesa e do trabalho da discente são descritas abaixo:

DISCENTE: FRANCISCO DE ASSIS COSTA FILHO
DATA: 25/08/2017
LOCAL: Sala de reuniões - CCTA
TÍTULO: LIVRO-REPORTAGEM: CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1987 – CONFLITOS E TENSÕES JORNALÍSTICAS EM RELAÇÃO À EXCLUSIVIDADE DO TÍTULO DO SPORT CLUB DO RECIFE
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo esportivo; Livro-reportagem; Campeonato Brasileiro de 1987.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: O Campeonato Brasileiro de 1987 e considerado um dos mais polêmicos da história do futebol nacional. A disputa foi além do campo de jogo e o confronto judicial entre Sport Club do Recife e Clube de Regatas do Flamengo durou até o dia 18 de abril de 2017, quando o Supremo Tribunal Federal decidiu pela ratificação da exclusividade do título do clube pernambucano. Embora respaldada juridicamente e contando com a chancela da Confederação Brasileira de Futebol, a conquista do Sport jamais obteve o reconhecimento da chamada grande imprensa. A relevância histórica e a atualidade do objeto, além da escassez de estudos acadêmicos na área jornalística, justificaram a escolha do tema deste trabalho, que teve como objetivo analisar a atuação de parte desses segmentos jornalísticos em relação a cobertura daquele evento esportivo por meio da discussão do processo de monopolização midiática e suas ressonâncias, evidenciando marcas de tendenciosidade e manipulação da notícia. Como parte da metodologia, foram feitas entrevistas em profundidade com advogados, dirigentes, historiadores, jornalistas, juristas, professores e torcedores, além da aplicação de analise textual de livros e de matérias dos jornais Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, O Estado de S. Paulo e O Globo. Essa analise se estendeu a revista Placar e ao site GloboEsporte.com. Como produto final deste trabalho acadêmico foi desenvolvido o livro-reportagem Brasileirão 87: grande imprensa renega o título do Sport destacando fatos levantados através de pesquisa minuciosa sobre o assunto, algo que parte considerável dos segmentos jornalísticos fizeram – e ainda fazem – questão de manter fora do alcance do grande público.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - JOANA BELARMINO DE SOUSA