Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PPJ lança livro: IMPRENSA, Crise Política e Golpe no BRASIL
conteúdo

Notícias

PPJ lança livro: IMPRENSA, Crise Política e Golpe no BRASIL

publicado: 01/08/2019 16h13, última modificação: 06/08/2019 11h45

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, a Editora do CCTA (Brasil) e a Ria Editorial (Portugal) lançam o livro Imprensa, Crise Política e Golpe no Brasil, organizado pelo Dr. Pedro Nunes, na sala do PPJ (CCTA, Bloco A), no dia 2 de agosto, às 14h.

A obra é composta por uma coletânea de 15 artigos em forma de capítulos, duas entrevistas e um ensaio documental. As diferentes contribuições textuais analisam e discutem os acontecimentos políticos vinculados com a derrubada do governo de Dilma Rousseff em 2016, as atuações da Operação Lava Jato, a condução coercitiva de Lula, crise da democracia, coberturas jornalísticas investigativas nacionais e internacionais e a conjuntura política brasileira do “pós-golpe”.

Para a organização do livro, foram mobilizados 40 pesquisadores de universidades do Brasil, Argentina, Colômbia e Portugal. Os autores em sua diversidade, analisaram recortes de noticiários brasileiros e estrangeiros que envolveram esse momento da história política do Brasil, destacando-se vieses narrativos e enquadramento de coberturas jornalísticas produzidas pela grande imprensa, e, em alguns casos, sobre reverberações desses acontecimentos nas redes sociais. 

De acordo com a coordenadora do PPJ-UFPB professora Zulmira Nóbrega, “o livro IMPRENSA, Crise Política e Golpe no Brasil é um belo e minucioso tratado que repensa o jornalismo em tempos de crise política, decadência do Poder Judiciário e falência do Estado brasileiro. Aponta questões relevantes e caminhos indispensáveis para a prática do jornalismo investigativo, contextualizado e humanizado. p12”.

No livro, os autores apresentam debates originais acerca das debilidades e incongruências do jornalismo nacional. Nesse viés Zulmira destaca que: “A obra, em sua complexidade [...] reflete sobre as fragilidades e incongruências do jornalismo brasileiro; a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; as coberturas tendenciosas da imprensa sobre o golpe de 2016; abusos do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e do Poder da Imprensa; crise da democracia brasileira; vulnerabilidade dos direitos civis; polarização política; apologia ao ódio e à intolerância em todos os níveis; enfim, toda sorte de tormenta, provocadora de incertezas e angústias no Brasil contemporâneo. p.12 ”.

O livro também ressalta que por meio do processo de impeachment foi possível detectar as fragilidades, contradições, desarticulações em todas as instâncias de poder que constituem o Estado brasileiro.

No tocante à temática do impeachment de Dilma Rousseff, o organizador Pedro Nunes descreve: “Na tribuna ou no plenário, parlamentares agiam com total despudor ético. Metaforicamente, pareciam cães farejadores no cio agindo pelo instinto lascivo da irracionalidade. As câmeras eternizaram retratos, tanto dinâmicos quanto estáticos de uma Câmara Federal torpe, desorientada com vários de seus integrantes agindo com euforia e vingança. p.431”.

Vale destacar que “IMPRENSA, Crise Política e Golpe no Brasil fortalece a robusta política editorial do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). [...] a realização deste livro está alinhada com a trajetória e o crescimento do PPJ/UFPB, especialmente, por meio de projeto integrado realizado pelo Laboratório de Jornalismo e Editoração (LAJE). p.10-11”, conforme enfatizou Zulmira Nóbrega.

O livro decorre parcialmente dos artigos científicos originalmente publicados no v.5 n.2 da Revista Latino-Americana de Jornalismo - ÂNCORA, como parte integrante do dossiê temático intitulado “JORNALISMO, MÍDIA e PODER: o processo de impeachment e o contexto pós-Dilma”, coordenado pelo editor convidado professor Pedro Nunes. Além de disponibilizar os artigos já publicados em plataforma da UFPB, a obra também apresenta análises e entrevistas inéditas referentes à temática da imprensa e do impeachment de Dilma Rousseff.

Por fim, os prefaciadores Pedro Nunes e Joana Belarmino salientam: “A obra coletiva em forma de livro permite-nos alargar o espaço do debate, produção e registro da memória sobre as várias questões transdisciplinares que circundam, principalmente, o papel da imprensa e a interferência de outros Poderes na efetivação do golpe de 2016 no Brasil, assim como destacar episódios que contribuíram para a efetivação da crise da democracia brasileira. p.24”.

O exemplar está disponível gratuitamente em versão eletrônica em diferentes plataformas:

Portal oficial do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo:

http://www.ccta.ufpb.br/ppj/contents/livros/imprensa-crise-politica-e-golpe-no-brasil-1

Blog do organizador Pedro Nunes:

https://pedronunesfilho.wordpress.com/2019/07/29/jornalismo-em-tempos-de-crise-da-democracia-brasileira/

 

1111111 (2).png

 

Organizador

Pedro Nunes - JORNALISTA, doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-doutor em Comunicação em Sistemas Hipermídia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2003). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988). Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia, Cidadania e Acessibilidade. Atuou como diretor de filmes e vídeos, destacando-se: Escolas PLURAIS (2016), Escola sem PREconceitos (2012), Graffiti Visualidades Urbanas (2008), Closes (1982). Autor dos livros Travessias Acadêmicas (2017), Jornalismo em ambientes multiplataforma (2016), As relações estéticas no cinema eletrônico (1996), Cinema & Poética (1993). Organizador dos livros Rotinas do JORNALISMO no CINEMA (2017), PROJETO XIQUEXIQUE: memórias compartilhadas (2017), ESCUTAS sobre o JORNALISMO (2017), Mídias Digitais & Interatividade (2009), AUDIOVISUALIDADES, Desejo e Sexualidades (2012) dentre outros.

Contato:

Email: tecnovisualidades@yahoo.com.br

Email: ppjufpb@gmail.com

Telefone: (83) 98829-6254 (Whatsapp) – Professor Pedro Nunes

Release – Gustavo Alves (Estagiário do PPJ)