Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Notícias > Lançamento do Livro Democracia Fraturada
conteúdo

Notícias

Lançamento do Livro Democracia Fraturada

publicado: 07/08/2019 10h18, última modificação: 14/03/2023 11h50

Capa_democracia_fraturada (1).png

Programa de Pós-Graduação em Jornalismo lança livro sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a crise da democracia.

“DEMOCRACIA FRATURADA: a derrubada de Dilma Rousseff, a prisão de Lula e a imprensa no Brasil” é o mais recente livro lançado pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ-UFPB) através da Editora do CCTA (Brasil) e RIA Editorial (Portugal), de autoria do professor Pedro Nunes. A obra em forma de ensaio documental, discute e analisa o processo de impeachment de Dilma Rousseff, os bastidores do parlamento brasileiro, as atuações do ex-juiz Sergio Moro, a prisão de Lula, e o papel do jornalismo investigativo no Brasil.

Para a construção textual dos capítulos, o autor utilizou uma metodologia diferencial com a incorporação de técnicas de documentário, recortes de editoriais de jornais brasileiros e estrangeiros, análise de cinco vídeos documentários que tratam sobre as manifestações de junho de 2013 e coberturas do golpe, além de um farto material relacionado a documentos jurídicos, atas da Câmara Federal, artigos de jornais, artigos científicos e livros sobre o golpe de 2016.

Segundo o professor Sergio Gadini, prefaciador do livro, vinculado à Universidade Estadual de Ponta Grossa, “Democracia fraturada é um livro que se justifica pela ousadia reflexiva! Descreve e analisa, de fato, o que representa o golpe que a ‘velha’ mídia noticiou, a partir de uma narrativa desigual e negociada para construir o que ficou publicamente marcado como um ‘golpe à democracia’. p.9”.

O professor Pedro Nunes atua no Mestrado em Jornalismo da UFPB, desde a sua criação em 2013, sendo o referido Programa, o primeiro mestrado em jornalismo profissional do país. Com a sua experiência em jornalismo investigativo e documentário jornalístico, o autor do livro “Democracia Fraturada” atuou no processo de criação e consolidação da Revista Latino-americana de Jornalismo – ÂNCORA, e esteve à frente de vários selos editoriais do PPJ-UFPB.

No livro, o professor Nunes debate, de forma inédita, o cenário político brasileiro cujos acontecimentos de 2016 culminaram com um “golpe à democracia”. Nessa direção Gadini ainda enfatiza: “É possível que a leitura do presente livro seja um alívio à história do presente (e futuro), pois não ficará silenciada a versão dos milhões de brasileiros que, sem imaginar, calaram diante de um golpe à jovem democracia brasileira. p.11”.

O livro também destaca o avanço do conservadorismo, a crise da democracia, a fragilidade do judiciário e a urgência de um jornalismo investigativo no Brasil.

No tocante à temática do impeachment de Dilma Rousseff, o autor escreve: “O espetáculo farsesco do processo de impeachment expôs a face kafkiana de um Estado autoritário, dotado de extrema força policial, que optou por afrontar direitos, esvaziar as garantias individuais e coletivas, atuar pela via da perseguição partidária, revigorar discursos de exceção, de ódio, e promover de modo acintoso o confronto pelo caminho da intolerância e da violência. p.20”.

DEMOCRACIA FRATURADA: a derrubada de Dilma Rousseff, a prisão de Lula e a imprensa no Brasil” reflete o fortalecimento da política editorial do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nesse sentido, Sérgio Gadini ressalta: “O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB, a Coleção Âncora e a RIA Editorial contribuem, com a presente iniciativa, para que o registro de um momento triste da história recente do país tenha um documento importante, como informação, conhecimento e análise social da política nacional entre 2013 e 2016. P.10”.

O livro eletrônico será disponibilizado gratuitamente em diferentes plataformas digitais a partir de uma Ação em Rede (divulgação, compartilhamento do e-book e transmissão ao vivo) a ser realizada no dia 08 de agosto de 2019, a partir das 14h. O lançamento prevê uma ação presencial, com uma roda de diálogos intitulada “conversas sobre o livro Democracia Fraturada de Pedro Nunes”, na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UNB).

“Democracia Fraturada” integra o selo Coleção ÂNCORA de Jornalismo criado no Laboratório de Jornalismo e Editoração do PPJ-UFPB, tendo a possibilidade de ser publicado em versão impressa pela Editora do CCTA, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba.

 CITA_Gadini_DemocraciaFraturada.jpg

O exemplar está disponível gratuitamente em versão eletrônica em diferentes plataformas:

Portal oficial do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo na seção Livros:

http://www.ccta.ufpb.br/ppj

 

Blog do autor Pedro Nunes:

https://pedronunesfilho.wordpress.com/2019/07/29/programa-de-pos-graduacao-em-jornalismo-lanca-livro-sobre-o-processo-de-impeachment-de-dilma-rousseff-e-a-crise-da-democracia/

 

Repositório ISSUU:

https://issuu.com/pedronunesfilho/docs/26.07.2019_ebook_democracia_fratura

  

Citacao _ DemocraciaFraturada01.jpg

 

Título do livro

DEMOCRACIA FRATURADA: a derrubada de Dilma Rousseff, a prisão de Lula e a Imprensa no Brasil  

Formato

                             Ebook (Eletrônico)

 ISBN: 978-85-9559-182-0

Autor

Pedro Nunes

Editoras

Editora do CCTA (BRASIL)  e RIA Editorial  (Portugal)

Total de folhas

162 páginas

Ano: 2019

 Ilustrações

Contém ilustrações com fotos, tabelas, quadros e infográficos em cores

Sugestões de 
PALAVRAS-CHAVES

1.Imprensa. 2. Coberturas Jornalísticas. 3. Democracia.  4.Impeachment no Brasil. 5. Golpe Jurídico-parlamentar. 6. Ensaio Documental. NUNES, Pedro


Contato Autor

Programa de Pós-Graduação em Jornalismo | CCTA – UFPB
Pedro Nunes Filho | tecnovisualidades@yahoo.com.br 
Fone: 
(83) 988296254

 

Autor

Pedro Nunes - JORNALISTA, doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-doutor em Comunicação em Sistemas Hipermídia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2003). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988). Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia, Cidadania e Acessibilidade. Atuou como diretor de filmes e vídeos, destacando-se: Escolas PLURAIS (2016), Escola sem PREconceitos (2012), Graffiti Visualidades Urbanas (2008), Closes (1982). Autor dos livros Travessias Acadêmicas (2017), Jornalismo em ambientes multiplataforma (2016), As relações estéticas no cinema eletrônico (1996), Cinema & Poética (1993). Organizador dos livros Rotinas do JORNALISMO no CINEMA (2017), PROJETO XIQUEXIQUE: memórias compartilhadas (2017), ESCUTAS sobre o JORNALISMO (2017), Mídias Digitais & Interatividade (2009), AUDIOVISUALIDADES, Desejo e Sexualidades (2012) dentre outros.

 

 Contatos

Email: tecnovisualidades@yahoo.com.br

Email: ppjufpb@gmail.com

Telefone: (83) 98829-6254 (Whatsapp) – Professor Pedro Nunes

Release – Gustavo Alves (Estagiário do PPJ)