Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Notícias > Livro com radar jornalístico sobre a pandemia será lançado nesta sexta-feira, 07

publicado: 06/05/2021 21h29, última modificação: 14/03/2023 11h50

Live de Lançamento - Mutações do Trabalho - Divulgação.jpeg

Com organização da professora da Universidade de São Paulo (USP), Cremilda Medina, e reportagens sobre estratégias de sobrevivência de protagonistas anônimos na pandemia, escritas por onze jornalistas, será lançado, nesta sexta-feira, 07, o livro digital "MUTAÇÕES DO TRABALHO. Paraíba: radar jornalístico em tempos de pandemia", em live, aberta ao público, às 18h, promovida pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no canal da editora no YouTube, através do link: Rede UEPB

O e-book é fruto da oficina "Narrativas da Contemporaneidade", promovida pelo Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que é coordenado pela professora Zulmira Nóbrega. A oficina foi ministrada aos jornalistas que assinam a obra, em novembro de 2019, pela professora Cremilda Medina, um dos nomes de referência no estudo do jornalismo contemporâneo.

Em "MUTAÇÕES DO TRABALHO", os jornalistas, a partir de um cuidadoso trabalho de campo, trazem ricas narrações sobre protagonistas anônimos e suas estratégias de sobrevivência, enquanto o coronavírus se alastrava pela Paraíba e pelo país, entre março e abril de 2020. E como afirma a organizadora, na apresentação da obra, "os autores nos convidam a partilhar o gesto afirmativo dos anônimos perante as intempéries do mundo".
Com 180 páginas, o e-book tem artigos dos jornalistas Ana Lúcia Medeiros Batista, Madrilena Feitosa, Filipe Francilino de Sousa, Cibelly Correia, Aderlon Amorim, Iris Souto Maior, Felícia Arbex Rosas, Judivan Gomes Procópio, Patrícia Monteiro, Sinval Medina e Wellington Pereira.

Em suas reflexões sobre a obra, Cremilda Medina escreve: "No mundo da rua; as estratégias do asfalto; a força da solidariedade; o diário de Amanda; entre rodos, flanelas e amassados; Estratégia das estratégias; o ciclo da vida; mais do que letras e sermões; do lixo ao verde – a primeira Eco Praça - eis os capítulos desta aventura humana que expressam nas histórias de vida narradas o que as reflexões finais consideram um jeito brasileiro de ser e, no jornalismo, a capacidade de dialogia social. Há no ritmo dos mediadores autores, não uma argumentação de diagnósticos fechados, mas aquela narrativa que se abre às identidades em processo na saga do cotidiano".

HOMENAGEM PÓSTUMA
Na pagina 173, o e-book traz o artigo "Hefesto na pirâmide. (dialogias do trabalho jornalístico)", assinado pelo professor titular aposentado da UFPB, Wellington Pereira, que faleceu em 19 de março, deste ano, vítima de Covid-19. Por muitos anos, ele integrou o quadro de docentes do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB.
Durante a live de lançamento, Wellington Pereira terá homenagem póstuma, que será conduzida pela jornalista e professora Ana Lúcia Medeiros Batista.

Mutações do Trabalho - Cremilda Medina.jpg

Texto: Madrilena Feitosa, jornalista/UFPB