Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Notícias > Mestrado em Jornalismo da UFPB divulga defesas online de dissertação durante pandemia

publicado: 05/05/2020 19h48, última modificação: 14/03/2023 11h50

O Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB divulga relação de bancas de defesa de dissertação que ocorrerão de forma virtual, por videoconferência, durante a pandemia. Confira a lista:

DISCENTE: FABIANO DE MACEDO DINIZ
DATA: 29/05/2020
LINK DA TRANSMISSÃO: https://meet.google.com/adg-tcxo-gin
TÍTULO: Em Palcos Televisivos: Do Teatro ao Jornalismo a representação como estratégia discursiva.
PALAVRAS-CHAVES: jornalismo; teatro; telejornalismo; documentário; perfil.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: O presente trabalho destina-se a investigar a utilização da representação como estratégia discursiva para a construção de um ethos -— imagem de si criada a partir do próprio discurso, no limiar das narrativas de ficção e não-ficção, onde buscamos as possíveis correlações da atividade teatral à prática do jornalismo. O produto resultante dessa pesquisa, formatado como um filme documentário perfil tem como protagonistas as conceituadas jornalistas Edilane Araújo, Danielle Huebra e Sílvia Torres que versam sobre as suas incursões pelo teatro e as sincronicidades que as conduziram do palco para as telas. Em termos metodológicos, o trabalho encontra o seu desenvolvimento através de camadas narrativas ancoradas pelas entrevistas em profundidade, que se intersecionam e anunciam as reflexões acerca da memória, dos afetos e das crises, da importância da academia e da produção de conhecimento nas instâncias do teatro e do jornalismo paraibano. Sob o assoalho teórico destacamos autores como Patrick Charadeau (2013), Pierre Bourdieu (1997) e Margot Berthold (2004). Em conclusão, vislumbramos, que, frente à composição memorialística as perfiladas são reveladas em essência, ao revisitarem os rastros de um eu-passado aquietado nos palcos e equidistante de um eu-presente nas telas visíveis.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA
Presidente - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY
Externo ao Programa - 336609 - JOAO DE LIMA GOMES

DISCENTE: JOSÉ NUNES VIEIRA NETO
DATA: 21/05/2020
LINK DA TRANSMISSÃO: https://meet.google.com/qsy-smhi-ekx
TÍTULO: PERFIL DO CONTEÚDO JORNALÍSTICO EXIBIDO PELO GLOBO ESPORTE PARAÍBA, DA TV CABO BRANCO
PALAVRAS-CHAVES: Televisão; Jornalismo Esportivo; Valores-notícia. Globo Esporte Paraíba.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Jornalismo e Editoração
ESPECIALIDADE: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico)
RESUMO: Esse trabalho aborda o jornalismo esportivo da TV Cabo Branco, analisando o material jornalístico produzido pelo Globo Esporte Paraíba. O objetivo é fazer um perfil do conteúdo jornalístico deste programa de televisão, tendo como base elementos das teorias do jornalismo e os valores-notícia adotados na escolha dos diferentes formatos exibidos. Para isso, analisamos os conteúdos veiculados no mês de agosto de 2019. Para a realização dessa fase foram utilizadas, como metodologia: observações e entrevistas semi-estruturadas e estruturadas com profissionais envolvidos no processo de produção, além de análise de conteúdo. Frente ao exposto é possível concluir que a produção de notícias do Globo Esporte, da TV Cabo Branco, está seguindo um modelo longevo e ainda muito em uso no País, principalmente no Globo Esporte da rede, que é direcionar, em sua maioria, a produção de material relacionada ao universo do futebol e dividir o restante do tempo para os demais esportes. Há também um esforço de buscar nas pautas temas curiosos, marcas importantes, situações inusitadas, características também herdadas do Globo Esporte nacional.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3063236 - PATRICIA MONTEIRO CRUZ MENDES