Notícias
PPJ/UFPB oferece curso gratuito sobre desinformação e redes sociais com professora espanhola Juliana Colussi
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está lançando o curso livre para jornalistas “Desinformação, políticas e redes sociais”, que será ministrado pela professora visitante do PPJ, doutora Juliana Colussi, docente da Universidad Rey Juan Carlos (Madri – Espanha).
O curso será realizado na modalidade presencial e terá duração total de 16 horas. Os encontros acontecerão das 14h às 17h na Sala 231 do Bloco B (2º andar) do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) nas datas: 14, 21 e 28 de outubro e 04 de novembro de 2025. Todos os inscritos que participarem a 75% das atividades receberão certificado de conclusão do curso.
As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/curso-livre2-juliana.
Podem participar jornalistas formados, estudantes, pesquisadores, professores e demais interessados pelo campo do jornalismo.
Juliana Colussi é pós-doutora em Jornalismo com bolsa PNPD/Capes pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), doutora em Jornalismo pela Universidad Complutense de Madrid, mestre em Comunicação Midiática e graduada em Jornalismo pela Unesp.
É professora do Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Universidad Rey Juan Carlos (Madri - Espanha). Trabalhou como professora associada do Programa de Periodismo y Opinión Pública da Universidad del Rosario (Colômbia). Atuou como professora colaboradora na UEPG e professora substituta do curso de Jornalismo da Unesp. Foi investigadora blsista do Fundo Europeu concedida pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) de Portugal - título reconhecido pelo Programa de Doutorado em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (USP).
Trabalhou como repórter em jornal impresso, assessora de comunicação e redatora para web e revistas, tanto no Brasil como na Espanha. Entre 2003 e 2007, atuou como professora universitária nos cursos de Jornalismo e Publicidade em instituições de ensino privado do Distrito Federal, como a Facitec (Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas do DF), Unicesp e Faculdades JK.