Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Notícias > PPJ/UFPB participará de projeto de Comunicação Pública aprovado no CNPq
conteúdo

Notícias

PPJ/UFPB participará de projeto de Comunicação Pública aprovado no CNPq

publicado: 10/11/2020 15h21, última modificação: 14/03/2023 11h50

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo - Mestrado Profissional - PPJ da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, nas estratégias de cooperação em pesquisa com outras instituições, participará como instituição colaboradora de projeto aprovado no Programa Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD), um projeto do Governo Federal (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, CNPq e Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa) e apoiado pela Fundação de Amparo à pesquisa da Paraíba, a FAPESQ-PB. Trata-se do projeto “Estratégia Multidimensional de Comunicação Pública para o Programa PELD” e será coordenado  pela Dra.  Alessandra  Gomes Brandão, professora e coordenadora adjunta da licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba. O projeto cuidará da comunicação pública de todos os programas PELDs do Brasil, que atualmente contam com 36.

Dois professores do Programa PPJ/UFPB integram a proposta, o Dr. Fernando Firmino da Silva e a Dra. Zulmira Nóbrega. A proposta receberá R$ 200 mil reais de financiamento para custeio e bolsas durante todo o período de vigência. Alunos do mestrado poderão, no decorrer, ser contemplados com bolsas. "Estamos muito felizes com essa aprovação e com a possibilidade de colaborar na execução da pesquisa. O nosso mestrado profissional pode ajudar e vem se firmando e buscando articulações como esta para reforçar nosso intuito de em breve contarmos com a aprovação de um doutorado profissional que traga impacto para a região Nordeste", destacou a coordenadora do PPJ/UFPB, Zulmira Nóbrega.

Outro pesquisador envolvido na proposta e que já coordenou programa PELD destacou o ineditismo. "Foi a primeira vez desde que eu tenho conhecimento, que um programa do CNPq abriu um edital dedicado à comunicação. A divulgação Científica é essencial e a academia forma especialistas em comunicação. Pesquisadores de outras áreas não costumam ter afinidade com planos de comunicação",  argumentou Dr. José Etham de Lucena Barbosa, do Laboratório de Ecologia Aquática da UEPB.

 

Dois projetos aprovados para Paraíba

 

Além do projeto de Comunicação Pública, outro projeto também foi aprovado no mesmo edital e vai trabalhar em articulação. Trata-se do Projeto "Rio Paraíba Integrado", com a coordenação do professor da UEPB, Dr. José Etham de Lucena Barbosa, também coordenador do Laboratório de Ecologia Aquática (LEAq), e vice coordenação pela professora Dra. Joseline Molozzi, da UFPB, propõe estudos relacionados à bacia do rio Paraíba, visando o recebimento das águas do Rio São Francisco,  as mudanças climáticas e a integração de Pesquisas com foco na sustentabilidade socioambiental e econômica.

O PELD é um programa de relevância no meio científico, não só no Brasil, mas com repercussão no exterior.  "Uma vez que este projeto obteve o mérito técnico-científico pelo CNPQ, a Fapesq irá direcionar esforços para a execução desse trabalho de suma importância para a Paraíba. Estamos muito satisfeitos com aprovação de ambos os projetos neste edital importantíssimo, que tem uma dimensão internacional”, ressalta Roberto Germano, presidente da FAPESP. As propostas envolvem um número grande de pesquisadores e de instituições. O edital “PELD” foi lançado pela primeira vez em 1999 e propõe a formação de sítios de pesquisas em diferentes biomas brasileiros, locais delimitados que serão investigados durante quatro anos, tempo da duração do programa. O edital atual apresentou os resultados preliminares e o resultado final será divulgado em breve.

*Com informações do Jornal A União