Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Notícias > Professora Joana Belarmino é aprovada para classe de Professora Titular da UFPB

Professora Joana Belarmino é aprovada para classe de Professora Titular da UFPB

publicado: 26/10/2021 13h26, última modificação: 14/03/2023 11h50

A Professora Dra. Joana Belarmino de Sousa obteve, no último dia 18 de outubro, a progressão funcional de titularidade na Universidade Federal da Paraíba, na banca examinadora constituída pelos docentes: Sandra Regina Moura (UFPB), Alfredo Vizeu (UFPE), Carlos Eduardo Franciscato (UFS), Virgínia Kastrupe (UFRJ), Paulo Cunha (UFPE) e Pedro Nunes Filho (UFPB).

A sessão solene contou com a participação de vários docentes, familiares e amigos da titulada, cujo processo e memorial foram aprovados com a nota máxima.

A aprovação da professora representa o reconhecimento de todo o trabalho que foi desenvolvido em atividades de ensino, pesquisa e extensão ao longo dos anos como docente.

A classe de Professor Titular ocupa o topo da carreira de professor do Magistério Superior, que é estruturada nas classes A, B, C, D e E, conforme determina a Lei N° 12.863/2013.

A professora Joana Belarmino é formada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1981); Mestra em Ciências Sociais pela mesma universidade, 1996; Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004. Desenvolve pesquisas nas áreas de acessibilidade à comunicação e ao jornalismo, ciberativismo, cegueira e percepção tátil, arte, literatura e comunicação. É professora Associada Nível IV do Curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, tendo iniciado a docência em 1994 e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB.

O PPJ/UFPB parabeniza a professora Joana por esta conquista e registra publicamente o orgulho que se estende ao Curso de Jornalismo e à toda comunidade acadêmica da UFPB.