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Professores da UFPB e UFSCar lançam o livro ‘Cinemas Super-8 gaúcho e paraibano’ e exibem os filmes Closes (1982) e Celso após Milagre (1983), que marcaram época no contexto da ditadura militar no Brasil

publicado: 29/09/2023 16h01, última modificação: 03/10/2023 12h20

A Academia Paraibana de Cinema, o Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPJ-UFPB) e o Núcleo de Documentação a Cinematográfica (NUDOC-UFPB), promovem nos dias 05 e 06 de outubro de 2023, o lançamento do livro digital “CINEMAS Super-8 gaúcho e paraibano: irreverências, ousadias temáticas e aprendizados dinâmicos”, disponibilizado com os selos da Editora do CCTA e RIA Editorial, Prefácio assinado pelo professor e cineasta Carlos Gerbase (Prana Filmes) e autoria dos professores-pesquisadores João de Lima Gomes (UFPB), João Carlos Massarolo (UFSCar) e Pedro Nunes (Professor Emérito da UFPB).

A obra “CINEMAS Super-8 gaúcho e paraibano, através de seus autores, procurou estabelecer correlações quanto a abordagem temática e a construção narrativa e, ainda, buscou enfatizar os principais aspectos identitários entre os filmes de uma região e de outra, além de evidenciar as singularidades   e ousadias existentes nos dois grupos distintos de jovens realizadores focados no processo de aprendizado e de criação da produção audiovisual na Paraíba e no Rio Grande do Sul.

Ao adotaram a bitola Super-8, habitualmente utilizada para registros domésticos, familiares (batizados, casamentos e de lazer), os realizadores tanto de uma região como de outra findaram por subverter o uso caseiro com a finalidade econômica e partiram para a construção de filmes com temáticas irreverentes, algumas criativas, que mobilizaram plateias, geraram discussões, chamaram a atenção dos Censores da ditadura militar e da imprensa e funcionaram como o princípio de uma estrada para o processo de profissionalização no campo do audiovisual.

O super-8 com a sua maleabilidade e miniaturização dos equipamentos foi uma espécie de oportunidade de aprendizado e de escola para jovens realizadores que não dispunham das condições para produção com a bitola profissional em 35 mm e a bitola considerada semiprofissional    em 16 mm. Dentre uma variedade de filmes que se notabilizaram pela quantidade e, também por sua qualidade, pode-se exemplificar com a citação de algumas obras do Rio Grande do Sul, que ganharam força por sua  construção narrativa e mobilização de um grande público:   Meu Primo (1979)  Carlos Gerbase, Hélio Alvarez e Nelson Nadotti; os filmes em longa-metragem: Deu pra ti Anos 70 (1981) Giba Assis Brasil e Nelson Nadotti e Coisa na Roda (1982) Werner Schünemann. Nessa mesma direção, alguns expoentes na Paraíba: Gadanho (1979) João de Pedro Nunes, Closes (1982) Pedro Nunes, Perequeté (1981) Bertrand Lira, Paraíba Masculina Feminina Neutra (1982) Jomard Muniz de Brito.

Há vários outros filmes paraibanos, por exemplo, de Mulheres (Vânia Perazzo e Elisa Cabral), experimentos com animação (Henrique Magalhães e Robério Soares) e obras fílmicas que trataram da homossexualidade em uma época em que ainda era considera como doença pela Organização Mundial da Saúde, Conselhos de Medicina e de Psicologia e combatida pelos órgãos de repressão.

CINEMAS Super-8 gaúcho e paraibano trata de todas essas questões e de outras que são abordadas por pesquisadores e prefaciador que produziram dissertações sobre o cinema super-8, orientaram trabalhos acadêmicos, produziram vídeo e série voltados para essa temática. O livro eletrônico já é considerado enquanto uma obra de referência tendo em vista que atualiza informações as chamadas “Geração Gadanho” e “Geração deu pra ti” para subsidiar novos e futuros pesquisadores e pesquisadoras.

Carlos Gebase no trecho final do Prefácio de “CINEMAS Super-8 gaúcho e paraibano” faz a seguinte ponderação:

“O leitor deste livro aprenderá muito sobre os “surtos” super-oitísticos paraibano e gaúcho, conhecerá títulos de filmes de que nunca ouviu falar, saberá das loucuras e das façanhas de jovens malucos viciados em sal de prata e, quem sabe, compreenderá que o Rio pode ser a cidade maravilhosa, que São Paulo pode ser a locomotiva do Brasil, mas que o cinema deste País não se limita a este eixo limitado, onde as grandes produções são comuns. Nas margens também há vida. Nas pequenas realizações em super-8 a história também foi escrita. O problema é que esse outro lado da história costuma ficar na sombra. Este livro ilumina prateleiras escondidas, revela filmes quase desconhecidos e faz a gente quase ter saudade daquelas câmerazinhas tão precárias quanto maravilhosas. Salve o Super-8! Salve o que nos aproxima e pulveriza distâncias!

Baixe o livro completo: “CINEMAS Super-8 gaúcho e paraibano

 

 

Programação de Lançamento

CINEMAS Super-8 gaúcho e paraibano

Dia 05 de outubro de 2023

9:00 (manhã) Auditório do SINTESPB – UFPB | João Pessoa (ao lado da Caixa Econômica Federal – Campus I)

Abertura | Lançamento de CINEMAS Super-8 gaúcho e paraibano”
Exibição de filmes Super-8
Closes (1982) Pedro Nunes
Celso após Milagre (1983) de Vânia Perazzo

Debate
Cinemas Super-8: as gerações ‘Gadanho’ e ‘Deu pra ti’

João de Lima Gomes, Pedro Nunes, Claudio Paiva, João Massarolo e Vania Perazzo

 

Dia 06 de outubro de 2023

9:00 (manhã)  Auditório do SINTESPB – UFPB | Joao Pessoa (ao lado da Caixa Econômica Federal – Campus I)

Abertura | Lançamento de CINEMAS Super-8 gaúcho e paraibano”
Exibição de filmes Super-8
Closes (1982) Pedro Nunes
Celso após Milagre (1983) de Vânia Perazzo

Debate
Cinemas Super-8: as gerações ‘Gadanho’ e ‘Deu pra ti’

João de Lima Gomes, Pedro Nunes, Kellyanne Alves, João C. Massarolo e Vania Perazzo

18:00 (noite)
Cine Mirabeau (Dia 06.10.2023)
Rua Francisco Luiz Henrique, 230, Manaíra | João Pessoa
Abertura
Exibição de filmes Super-8
Closes (1982) Pedro Nunes
Celso após Milagre (1983) de Vânia Perazzo

Lançamento do livro | Debate
Zezita Mattos (Presidenta da Academia Paraibana de Cinema), João de Lima Gomes, Pedro Nunes, João C. Massarolo e Vania Perazzo.

 

Sobre os AUTORES

Carlos GERBASE [Prefácio] | Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado em Cinema pela Universidade Paris III - Sorbonne Nouvelle. Atuou como professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPG-COM / FAMECOS). Roteirista e diretor cinematográfico desde 1978, tendo realizado sete longas- metragens e dez curtas. Integrante da Prana Filmes.

João Carlos MASSAROLO | Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo. Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos. Editor Responsável da Revista GEMnIS – UFSCar. Autor dos livros TELEVISÃO: formas audiovisuais de ficção e de documentário (2015), Produção de Conteúdo: Audiovisual Multiplataforma (2020), dentre outros.

João de LIMA GOMES | Professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba. Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Técnico em "Single sistem" no Atelier Varan-Paris (1984). Diretor de Péricles Leal: o criador esquecido (2005), dentre outros. Autor de Terra Distante (2014) e Aruanda: Jornada Brasileira (2003), dentre outros.

Pedro NUNES | Professor Emérito da UFPB. Doutor em Comunicação e Semiótica – PUC-SP. Pós-Doutorado em Comunicação em Sistemas Hipermídia – UAB- Espanha. Diretor de Closes (1982), Cortejo de Vida (1992), Escola sem PREconceitos (2012) e Escolas Plurais: inclusão, gênero e sexualidade (2015). Autor de As Relações
Estéticas no Cinema Eletrônico (1996) e Democracia Fraturada (2019), dentre outros.

Baixe o livro completo: “CINEMAS Super-8 gaúcho e paraibano