Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Notícias > Seminário faz panorama das obras do sociólogo francês Michel Maffesoli

Seminário faz panorama das obras do sociólogo francês Michel Maffesoli

Rede de pesquisa internacional discute o pensamento do autor para lançar dicionário
publicado: 14/11/2023 12h45, última modificação: 14/11/2023 12h50

O VI Seminário da Rede de Pesquisa Jornalismo, Imaginário e Memória (JIM) acontece no próximo dia 23 e discute a extensa obra de Michel Maffesoli, sociólogo que ficou conhecido por abordar o imaginário pós-moderno em seus livros. O evento reúne oito grupos de pesquisa de seis universidades brasileiras e colaboradores internacionais que vão fazer um panorama da bibliografia do autor, discutindo 24 obras publicadas em português.

O discípulo de Gilbert Durand é conhecido por sua vasta erudição e uso frequente de metáforas e mitos para explicar a contemporaneidade. Por isso, muitas vezes, surgem dúvidas frequentes sobre a abordagem de Maffesoli sobre o imaginário, assunto recorrente de suas obras. O evento vai destacar termos nos livros do autor como tribalismo, pós-modernidade, enraizamento dinâmico, entre outros. Os vocábulos vão compor o dicionário Maffesoli, obra que será lançada em novembro de 2024, quando o sociólogo completa 80 anos.

“O Seminário é a oportunidade de nos aprofundarmos na linguagem e no pensamento de Maffesoli e disseminar a sua obra. Também é uma homenagem à contribuição desse autor que é imprescindível para compreender os tempos atuais”, afirma a organizadora do evento e professora do mestrado em Comunicação da UFMA/Imperatriz, Denise Ayres.

Além da discussão dos livros pelos componentes dos grupos de pesquisa, o Seminário contará com a participação do professor Fabio La Rocca da Universidade Paul Valéry da França, que fará a palestra de abertura, e Muniz Sodré, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro que encerra o evento abordando o tema “Maffesoli e sua obra”.

O seminário será transmitido pelo YouTube. Para se inscrever e ter acesso à programação completa, basta acessar o link: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=24693

Programação do evento

Por Denise Ayres