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LAERTE JOSÉ CERQUEIRA DA SILVA

por PPJ publicado 08/09/2020 11h04, última modificação 14/03/2023 11h51
Professor Permanente

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Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Comunicação pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco, com estágio doutoral na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, Espanha. Autor do livro: A Função Pedagógica do Telejornalismo (Insular, 2018). Pesquisador do Núcleo de Jornalismo e Contemporaneidade da UFPE e integrante da RedeTelejor – Rede de pesquisadores em Telejornalismo. Mestre em Letras pela UFPB - Universidade Federal da Paraíba; especialista em Jornalismo Cultural pela FIP - Faculdades Integradas de Patos-PB; Graduado em Comunicação Social pela UFPB- habilitação Jornalismo. Tem experiência em assessoria de imprensa de empresas públicas e privadas; foi professor substituto da Universidade Federal da Paraíba -UFPB do curso de Comunicação Social, habilitações de Rádio/TV e Jornalismo, de 2007 a 2008 e de 2018 a 2019; foi professor da Especialização em Telejornalismo, Mídias Digitais e Convergência, da Fesp - Faculdade de Ensino Superior da PB, FPB e Unicorp; e do curso de Jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa- PB. Entre 2014 e 2017 escreveu coluna diária de política no Jornal da Paraíba. Experiência em produção, edição, apresentação e reportagem para TV. Desde 2004 trabalha com Telejornalismo, com passagem pela TV Correio (afiliada da Record, em JP). Desde de 2008 trabalha na TV Cabo Branco, afiliada da TV Globo, em JP, onde exerceu a função de repórter de rede e apresentador. Atualmente, é editor e comentarista político da TV Cabo Branco e da CBN.

 

CURRÍCULO LATTES

 

Publicações

 

CERQUEIRA, L. Os efeitos do imediato: o acontecimento em construção nas coberturas jornalísticas ao vivo, de longa duração. Âncora - Revista Latino-Americana de Jornalismo, Vol. 2, Série 1, 78-91, João Pessoa, 2015.

VIZEU, A.: CERQUEIRA, L. 65 anos de televisão: o conhecimento do telejornalismo e a função pedagógica. Revista Famecos, vol. 24, série 3, PUC-RS, 2016.

CERQUEIRA, L. No espaço midiático digital, o indivíduo está bêbado de si mesmo. Estudos de Jornalismo e Mídia, vol. 15, série, 165-173. UFSC, 2018.

RODRIGO-ALSINA, M; CERQUEIRA, L. Ética e Jornalismo: na era da Pós-verdade. Revista Observatório, vol. 4, série 3, 708-725, UFT, 2018.

RODRIGO-ALSINA, M., & CERQUEIRA, L. (2019). Periodismo, ética y posverdad. Cuadernos.Info, (44), 225-239. https://doi.org/10.7764/cdi.44.1418.

VIZEU, A.; CERQUEIRA, L. Os saberes da pedagogia no telejornalismo: Paulo Freire e a prática jornalística. Revista Famecos, vol. 26. PUC-RS, 2019.

VIZEU, A.; CERQUEIRA, L. O “lugar de referência” do telejornalismo local: o papel dos saberes, dos dispositivos didáticos e da temporalidade. In: COUTINHO, I.; EMERIN, C. Telejornalismo local: teorias, conceitos e reflexões. Editora Insular, Florianópolis, 2019.

VIZEU, A.; CERQUEIRA, L. Os saberes da Pedagogia da Autonomia no Telejornalismo. In: COUTINHO, I.; EMERIN, C; FINGER, C. Epistemologias do telejornalismo brasileiro. Editora Insular, Florianópolis, 2019.

VIZEU, A.; CERQUEIRA, L. Telejornalismo: efeitos para o bem e para o mal. In: PORCELO, F.; EMERIN, C; FINGER, C. Telejornalismo e Poder. Editora Insular, Florianópolis, 2016.

CERQUEIRA. L. A função pedagógica do Telejornalismo. Editora Insular, Florianópolis, 2019.

CERQUEIRA, L; VIZEU, A.  A contribuição da obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire à prática (tele) jornalística. 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, São Paulo, 2018.

CERQUEIRA, L; VIZEU, A. Saberes da Pedagogia no Telejornalismo: Paulo Freire e a prática jornalística. 15º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, FIAM-USP, São Paulo, 2017.

CERQUEIRA, L; VIZEU, A. Telejornalismo: a função pedagógica na apropriação e reconstrução do discurso jurídico. 14º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, Palhoça, SC, 2016.

CERQUEIRA, L; VIZEU, A. Telejornalismo: efeitos para o bem e para o mal XXXIX Congresso Intercom. São Paulo - SP. São Paulo, 2016.

CERQUEIRA, L. Uma reflexão sobre os mecanismos didáticos na construção da realidade: a função pedagógica do telejornalismo. XIV Congresso Ibero Americano de Comunicação, São Paulo, 2015.

CERQUEIRA, L. 65 anos de televisão: o conhecimento do telejornalismo e a função pedagógica. 13º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Campo Grande, 2015.

CERQUEIRA, L.; SILVA, M.S.M. Gêneros Jornalísticos no Jornal Correio da Paraíba: os formatos, a informação e seus elementos. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste. João Pessoa, PB, 2014. 

CERQUEIRA, L.; SANTANA, A. L.; SOARES, J. S.; Reportagem longform multimídia na perspectiva da folkcomunicação: valorização da cultura local. XVI Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular. Campina Grande, jun. 2019. 

CERQUEIRA, L.; LUCENA. I. T, . Jornalismo impresso: memória, história e reinvenção do real. Revista de Letras (Fortaleza), v. 1/2, p. 108-112, 2005.

CERQUEIRA, L.. Pseudocondores Comunicacionais. Quiosque (João Pessoa), v. 2, p. 6-7, 2001.

CERQUEIRA, L.. Poder da Cultura. Correio da Paraíba, João Pessoa, p. c-3 - c-3, 12 set. 2004.

CERQUEIRA, L.. Cadeia de Pilar é reformada, mas não tem presos. Correio da Paraíba, João Pessoa, p. b-5 - b-5, 17 jun. 2004.

CERQUEIRA, L.. Há um olho que tudo vê. TRIBUNA DO NORTE, Juazeiro, Bahia, p. 2 - 2, 07 jul. 2003.

CERQUEIRA, L.. Mas o que é isso mesmo?. JORNAL TRIBUNA DO NORTE, JUAZEIRO -BA, p. 00 - 00, 23 jun. 2003.

CERQUEIRA, L.. O erudito e o popular dos cabra do mato. Jornal Tribuna do Norte, JUAZEIRO-BA, p. 2 - 2, 19 maio 2003. 

 

Projeto de Pesquisa

Questões éticas na prática do jornalismo paraibano

Descrição: O jornalismo passa por mais uma profunda mudança na forma, na prática e processos de reconstrução dos fatos. Transformações sociais, econômicas e tecnológicas sempre forçaram este movimento. E, apesar de parecer perder o protagonismo informacional para os livres canais de produção, distribuição e compartilhamento de conteúdo, na mão de qualquer cidadão, o jornalismo profissional ganha ainda mais importância. Isso ocorre porque, mais do que nunca, o cidadão, em busca de informações corretas, espera que a atividade jornalística tenha como proa a ética, base de sustentação da credibilidade. Os dilemas por sua vez só aumentam em meio às pressões por audiência eletrônica e virtual, disputa pela atenção, rapidez na apuração, pressões políticas, organizacionais e econômicas. A proposta deste trabalho é verificar como e quais conflitos éticos estão mais presentes na atividade de jornalistas profissionais paraibanos nesse novo momento de transformações e formas de produção. Bem como entender, o que sustenta o conceito de ética jornalística para eles. Para alcançar nosso objetivo, vamos fazer entrevistas semiestruturadas como profissionais de televisão, rádio e portais (de grupos e de jornalistas autônomos) e blogs e analisar reportagens que, por ventura, forem apontadas pelos profissionais como produtos de conflitos éticos estabelecidos nas redações. Esperamos com esse trabalho aprofundar o conhecimento sobre as questões éticas presentes na prática diária dos jornalistas paraibanos e promover a reflexão com discentes do programa.