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PATRÍCIA MONTEIRO CRUZ MENDES

por gustavodacostaalvess publicado 20/02/2020 11h22, última modificação 14/03/2023 11h51
Professora Permanente

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Professora do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo na mesma instituição. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Teorias do Texto pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e graduada em Jornalismo pela Universidade Tiradentes (Unit). É professora universitária desde 2007. Implantou e coordenou o curso de graduação em Jornalismo da Faculdade Uninassau João Pessoa. Trabalhou como editora-chefe, repórter e produtora em afiliadas da TV Globo e RedeTV. Prestou serviços de produção de conteúdo digital e assessoria de comunicação para a Associação da Igreja Metodista no Nordeste. Áreas do Conhecimento: Produção em Áudio e Vídeo, Radiojornalismo, Jornalismo Multimídia, Telejornalismo e Imaginário Midiático.

 

CURRÍCULO LATTES

 

Publicações

MENDES, P. M.CMENDES, L. A. C. . As ´medidas´ da saúde midiática: jornalismo e cidadania no Fantástico. Revista Latino-americana de Jornalismo, v. 2, p. 85, 2015.

MENDES, P. M.C. Do Fenômeno e das formas: operações discursivas entre corpo e cotidiano no quadro Medida Certa. Culturas Midiáticas, v. 5, p. 1-15, 2012.

MENDES, P. M.C. Dos contornos do corpo às formas do eu: a construção de subjetividades femininas na revista ?sou+eu?. 1. ed. João Pessoa: Marca de Fantasia, 2012. v. 1. 203p.

MENDES, P. M.C. Categorias da saúde imaginária: o corpo-imagem no reality show. In: Eunice Simões Lins; Heloisa Juncklaus Preis Moraes. (Org.). Mídia,Cotidiano e Imaginário. 1ed.João Pessoa: Editora UFPB, 2019, v. , p. 161-172.

MENDES, P. M.C. Diante do espelho, as formas do eu: subjetividade, corpo e aparência na mídia. In: Wellington Pereira. (Org.). Logos midiático: diálogos sobre pesquisa em mídia e cotidiano. 1ed.João Pessoa: Ideia, 2016, v. , p. 172-204.

MENDES, P. M.C. Os contornos da notícia: a construção do corpo no jornalismo impresso. In: Wellington Pereira. (Org.). As formas do humano no discurso do jornal: ensaios sobre mídia, cotidiano e corpo. 1ed.João Pessoa: Marca de Fantasia, 2009, v. , p. 49-68.

MENDES, P. M.C. Qual a idade certa para cuidar da saúde?. Jornal da Paraíba, João Pessoa, 21 fev. 2010.

MENDES, P. M.C. Cirurgia plástica: quais os limites do corpo?. Jornal da Paraíba, 07 fev. 2010.

MENDES, P. M.C; Paloma Faustino . POR UMA VIDA MAIS LEVE: ARTICULAÇÕES ENTRE CORPO E SAÚDE EM PROGRAMAS JORNALÍSTICOS DA REDE GLOBO. In: Intercom Nacional, 2012, Fortaleza. Intercom Nacional-2012, 2012.

MENDES, P. M.C. O peso do corpo no telejornal: uma análise do quadro Medida Certa do Fantástico. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

MENDES, P. M.C. Técnicas de comunicação e apresentação em audiovisual. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

MENDES, P. M.C. Curso de Jornalismo ? perspectivas e desafios da profissão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

 

Projeto de Pesquisa

Jornalismo Expandido e Imaginário: Experiências Audiovisuais no Instagram

Descrição: O presente projeto está ancorado nas relações entre Jornalismo e Imaginário, entendendo-os como formadores de modos de ver, produzir e consumir os dispositivos comunicacionais. Partindo da sociologia compreensiva, utilizamos as noções de imagem e imaginário em Michel Maffesoli (2012) e Gilbert Durand (2011), respectivamente, como base teórico-metodológica, compreendendo a produção audiovisual e o Instagram como tecnologias do imaginário. Para isso, propõe-se uma investigação do telejornalismo como um produto cultural expandido, no contexto da convergência midiática (JENKINS, 2009) e da convergência jornalística (SALAVERRIA; NEGREDO, 2008). Esta análise se dará ao percorrer as experiências estéticas operadas pelos telejornais noturnos JPB 2ª edição (TV Cabo Branco) e Jornal da Correio (TV Correio), por meio do perfil das emissoras e das apresentadoras no aplicativo. Este projeto de pesquisa evidencia, portanto, as transformações no modo de fazer jornalismo a partir da expansão para as telas de dispositivos móveis, o panorama do telejornalismo expandido na Paraíba e o uso do aplicativo Instagram como uma manifestação visual da imagem e do imaginário contemporâneo.