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PAULA DE SOUZA PAES

por gustavodacostaalvess publicado 20/02/2020 11h22, última modificação 14/03/2023 11h51
Professora Permanente

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Doutora e mestre em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade Grenoble-Alpes (França).Pesquisadora vinculada ao laboratório de pesquisa GRESEC (Groupe de Recherche sur les Enjeux de la Communication). Foi professora na Universidade Grenoble-Alpes durante a realização do doutorado, sendo a primeira colocada no concurso para exercer docência na instituição e ter a pesquisa financiada. Sendo assim, firmou contrato de docência durante 2009-2012. Foi bolsista durante o mestrado (Bolsa Rhône-Alpes). Obteve a mais alta menção na defesa da tese, recebendo as felicitações da banca, que contou com a participação do professor emérito Bernard Miège. Foi premiada em 2015 com o prêmio de tese (Prix de Thèse) pela Escola Doutoral LLSH (Langues, Littératures et Sciences Humaines) da Universidade Grenoble- Alpes. Atua principalmente nos seguintes temas: práticas jornalísticas, mídias digitais, comunicação pública e política, esfera pública, imigração. Desenvolveu projeto de pós-doutoramento na UEPG(Universidade Estadual de Ponta Grossa) onde foi professora colaboradora em 2016, passando em primeiro lugar no processo seletivo. Atualmente, é professora na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

CURRÍCULO LATTES

 

Publicações

PAES, P. S.; COGO, D. . Jornalismo e diversidade étnico-cultural no contexto francês: uma análise das políticas de regulação do Conselho Superior de Audiovisual. Estudos de Jornalismo e Mídia, v. 16, p. 183-193, 2019.

 DE SOUZA PAES, PAULA. LA CONSTITUTION DE LA SPECIALITE JOURNALISTIQUE SUR L?IMMIGRATION EN FRANCE : LOGIQUES POLITIQUES ET PROFESSIONNELLES DANS LA PRODUCTION D?INFORMATION. REVUE FRANÇAISE DES SCIENCES DE L'INFORMATION ET DE LA COMMUNICATION, v. 17, p. 1-18, 2019.

PAES, P. S.; WOITOWICZ, K. J. . A produção de informação em Brasília: os bastidores da política no blog da jornalista Andréia Sadi. InTexto, v. 1, p. 218-235, 2019.

 PAES, P. S.. Les enjeux communicationnels de la question immigrée en France. 1. ed. Sarrebruck, Allemagne: Editions universitaires europeennes, 2013. v. 1. 196p.

DE SOUZA PAES, PAULA. La naissance de la « spécialité » thématique de l?immigration dans les médias français. In: Henri Assogba. (Org.). Journalismes spécialisés à l?ère numérique. 1ed.Laval/Québec Canada: Presses de l'Université Laval - Canada, 2019, v. , p. 15-27.

PAES, P. S.. . In: XXIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2018, Belo Horizonte. DT 01 Jornalismo, 2018. v. 1. p. 1-15.

PAES, P. S.. Fait divers e ?imigrantes?: o papel da dimensão territorial e comercial da imprensa francesa. In: 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2018, Sao Paulo. 16º Encontro da SBPJor, 2018. v. 1. p. 1-17.

P.S., PAES. Poderes públicos, comunicação e imigração: a constituição do 'problema dos imigrantes' na França. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

PAES, P. S.; DEZOTTI, L. C. . GÊNERO, CONTROVÉRSIAS E ESPAÇO PÚBLICO MIDIÁTICO, 2019. (Tradução/Artigo).

DE SOUZA PAES, PAULA. L?information sur l?immigration entre intérêt général et expertise. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

PAES, P. S.. Mediatisation de la question immigrée en France: communication et pratiques journalistiques au prisme d'un espace public sociétal. In: Migrations, représentations, intégration? Le modèle luxembourgeois à la lumière d'autres modèles européens, 2012, Luxemboug. Migrations, représentations, intégration? Le modèle luxembourgeois à la lumière d'autres modèles européens. Luxembourg: Université du Luxembourg, 2012. v. 1. p. 5-6.

PAES, P. S.ALDEBERT, P. ; BAJARD, F. ; BOUR, V. ; CAILLETEAU, T. ; CHAILLOU, T. ; CHAMBRU, M. ; FRANCONE, J. ; GRAUZAM, S. ; HINGANT, B. ; VINCENT, O. . Classes Passerelles. In: Ateliers-Projets CIES, 2011, Grenoble. Annales des ateliers du CIES de l?Académie de Grenoble. Grenoble: CIES, 2011. v. 1. p. 1-11.

 

Projetos de Pesquisa

Laboratório de Pesquisa Sobre História, Profissionalização, Práticas e Identidades do Jornalismo

Descrição: O Laboratório de pesquisa sobre história, profissionalização, práticas e identidades do jornalismo aspira ser um espaço de reflexão e intercâmbio sobre o jornalismo e, principalmente, sobre as práticas e identidades de todos os que fazem jornalismo no Brasil e, principalmente, na Paraíba. Em um primeiro momento, as atividades se concentrarão na Paraíba e Pernambuco. As atividades buscam: • estabelecer a relação entre a pesquisa acadêmica e o mundo profissional; • produzir conhecimento direcionado sobre as transformações das identidades do jornalista (repórter, design, editor de vídeo, editor de imagem; multimídia, blogueiro, jornalista cidadão etc.) e das rotinas; • criar uma base de dados de arquivos relacionados ao jornalismo na Paraíba e Pernambuco. Duas dissertações defendidas conseguiram reunir entrevistas com jornalistas que atuam no impresso (Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco) e na TV (dos programas Correio Verdade, Cidade em Ação, Fala Cidade e Tambaú da Gente). • Realizar uma espécie de “dicionário” biográfico de jornalistas da imprensa paraibana (com extensão para outras mídias, como tv e rádio); • Contar a história do jornalismo na Paraíba desde sua profissionalização através dessa base de dados; • Reunir e digitalizar documentos e arquivos (publicações de sindicato de jornalistas; imprensa satírica etc. ). Em um segundo momento, a base de dados pode se dividir em temáticas que servirão para a criação de outros produtos, como: • Enquete apenas sobre mulheres jornalistas (histórico, biografia, participação em sindicatos); • Observatório sobre desinformação (ações; políticas públicas); • Propor ateliês ou oficinas sobre jornalismo em escolas, com a parceria de outros departamentos da própria Universidade; • Realizar uma análise de discurso aprofundada de uma temática em específico como a questão migratória no Nordeste, por exemplo. Quais palavras circulam sobre esse tema ? Essa atividade pode ser realizada interdisciplinarmente com o departamento de Letras (LEA, projeto MOBILANG) da UFPB com a criação de um Observatório a ser alimentado por alunos de graduação e pós-graduação do curso de Jornalismo da UFPB. A realidade social também é linguística, portanto, importante convidar o leitor, qualquer que seja sua opinião, a questionar constantemente os enquadramentos da percepção da realidade social. 

 

Teoria do Jornalismo e Metodologia de Pesquisa em Jornalismo

Descrição: O projeto intitulado “Teoria do Jornalismo e metodologia de Pesquisa em Jornalismo” prevê a realização de diferentes atividades, como seminários (teóricos - metodológicos e temáticos) e palestras, buscando a participação de alunos, professores da área e, ainda, de profissionais das mídias regionais e nacionais. O objetivo é propor uma formação transversal à formação contemplada pelo Programa de pós-graduação. Em 2018, o projeto organizou o evento científico chamado “III Jornada de Produção de Pesquisa do PPJ 2018” com o objetivo de consolidar os debates e reflexões sobre as pesquisas em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Desde 2015, o programa abre para discussão os projetos de pesquisa dos discentes. Os trabalhos são inscritos na área de concentração Produção Jornalística, com linha de pesquisa em Processos, Práticas e Produtos. A Jornada contou com a participação de cerca de 30 mestrandos que foram avaliados pelos professores do Programa, como o Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Jornalismo, Antônio Fausto Neto (Unisinos/UFPB) e o professor Silvano Bezerra (UFMA/UFPB). Para 2019, prevê-se a realização de: Seminários sobre Metodologia Científica: serão abordadas as diversas formas de conhecimento da realidade (o científico, o religioso, o filosófico e o senso comum) e as particularidades do conhecimento científico. Conhecimento e método nas ciências sociais ; a relação entre teoria, método, técnica e instrumentos ; as formas de produção, organização e exposição do trabalho científico e normas técnicas da ABNT. Seminário sobre « Métodos e objetos em Comunicação e Jornalismo » que mobilizará referenciais teórico-metodológicos nacionais e internacionais da pesquisa em jornalismo. Baseia-se sobretudo numa ética de investigação: a aprendizagem de métodos de busca por informação, a reflexão sobre a prática do campo através da reportagem, a aquisição de uma autonomia de julgamento do estudante sobre os fatos e o respeito por esses fatos serão enfatizados. São seminários de investigação que atribuirão grande importância aos ângulos jornalísticos, principalmente por ser uma das principais dificuldades identificadas pelos jornalistas em atividade. A este respeito, aulas dialógicas-expositivas sobre método e escrita científica fornecem ferramentas concretas que os mestrandos poderão utilizar ao longo da sua vida profissional. Prevê-se também incentivar os alunos a participar de eventos científicos e a publicação de artigos em revistas da área. Seminários temáticos ou mini-cursos que tem por objetivo contribuir para o conhecimento histórico do jornalismo (a emergência da profissão, desenvolvimento e organização da profissão) e o ensino de ética jornalística (códigos, textos, leis). E contribuir para o conhecimento do ambiente profissional para entender a lógica e os desafios, incentivando os alunos a refletir sobre suas práticas profissionais. As atividades propostas visam à diversidade temática, porém, concentra-se nos novos desafios relacionados ao digital e ao webjornalismo, como o faz várias escolas de jornalismo tanto no Brasil, quanto no exterior como na França[1]. Consideramos essencial fomentar o debate sobre as práticas jornalísticas emergentes na Internet, dando continuidade ao I Simpósio Nacional Jornalismo Profissional e o Ensino Universitário na Era da Convergência: Práticas Processos e Produtos realizado na Universidade Federal da Paraíba, em novembro de 2017. Busca-se reforçar essa dinâmica de reflexões e debate que dá um lugar primordial para se pensar sobre processos como “convergência”; o datajournalism e as novas modalidades de escrita da Web.