Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Páginas > Docentes > PEDRO NUNES FILHO
conteúdo

PEDRO NUNES FILHO

por gustavodacostaalvess publicado 09/12/2019 11h14, última modificação 14/03/2023 11h51
Professor Aposentado

arte pedro.pngPós-Doutorado - Comunicação em Sistemas Hipermídia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2003). Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com bolsa sanduíche na UAB - Espanha (1996). Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988). Especialização em Metodologia da Comunicação UFMG CIESPAL (1982). Graduação em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (1980). Atualmente é professor Titular do Departamento de Comunicação e Programa de Pós-graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Possui experiência na área de Comunicação e Semiótica, com ênfase em Processos midiáticos audiovisuais, atuando principalmente nos seguintes temas: Jornalismo Multiplataforma, Jornalismo e Cidadania, tecnologias audiovisuais, processos digitais, fotografia, cinema digdital, vídeo, projetos multimídia, cibercultura, comunicação comunitária e encenações da sexualidade no contexto das mídias audiovisuais.

 

CURRÍCULO LATTES

Projetos de Pesquisa

Trânsitos entre linguagens: Rotinas do JORNALISMO no cinema
O jornalismo e o cinema possuem formas distintas de encenar os acontecimentos sejam estes não ficcionais (recortes da própria realidade) ou ficcionais (realidades imaginárias com liberdade de criação estética). Interessante destacar que estes campos de realidade e ficção também se misturam dada as situações de complexidade presentes nas instâncias narrativas produtoras de sentidos . Mas é importante destacar que entre estes campos de engendramentos semióticos do cinema e do jornalismo há, também, sutilezas que envolvem os diálogos entre linguagens, interconexões entre gêneros, trânsitos entre os modos de narrar e contaminações recíprocas do cinema que incorpora os temas e dinâmicas do jornalismo e do próprio jornalismo que se alimenta das estratégias de articulação narrativa, edição e dimensão analítica do cinema. Vários estudos e contribuições teóricas de Stella Senra e Christa Berger já destacam esse campo de aproximações e diálogos entre o jornalismo e o cinema ou mesmo a como se efetiva a construção simbólica do jornalismo no cinema. O principal objetivo deste projeto é aprofundar de forma transdisciplinar o estudo sobre o hibridismo existente entre Jornalismo e o cinema e, ainda, destacar as rotinas de dinâmicas do jornalismo no cinema...