O músico do quadro efetivo da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB), Eduardo Lima, venceu, no último dia 05, o ‘Prêmio Carlos Céspedes’, do 2° Concurso Internacional de Clarinete do Festival Rossi, realizado na cidade de Buenos Aires, na Argentina.
O concurso foi realizado em três exigentes etapas eliminatórias, reunindo concorrentes de diversos países, como a Colômbia, Peru, Chile, Argentina e Brasil.
Os candidatos foram avaliados por alguns dos mais proeminentes clarinetistas da história do instrumento na América do Sul: Mariano Rey (Orquestra Filarmônica de Buenos Aires), Valdemar Rodrigues (Orquestra Sinfônica Simon Bolivar), Cristiano Alves (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Kathya Galleguillos (Universidade Mayor de Santiago) e David Medina (Orquestra Sinfônica Nacional do Chile).
Como premiação, o músico paraibano se apresentou como recitalista no Salão Dourado do Ministério da Cultura da Cidade de Buenos Aires e recebeu um instrumento profissional novo de renomado luthier.
Sobre Eduardo Lima
Egresso dos cursos de Extensão, Bacharelado e Mestrado em Música do CCTA/UFPB, atualmente é doutorando em Educação Musical pela instituição. Premiado em outros concursos nacionais e internacionais, tem se apresentado como solista com diversas orquestras do país, e no momento exerce a função de clarinetista principal da OSUFPB, professor substituto na Universidade Federal de Pernambuco e membro do Quinteto Parambuco, no qual desenvolve trabalho de produção musical, pesquisa e performance do repertório camerístico nordestino.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informções de Eduardo Lima
Fotos: enviadas por Eduardo Lima
Data da publicação: 09/12/25