Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Notícias > Ciclo de debates em Jornalismo promove palestra sobre Jornalismo e Direitos Humanos
conteúdo

Notícias

Ciclo de debates em Jornalismo promove palestra sobre Jornalismo e Direitos Humanos

publicado: 14/04/2021 11h19, última modificação: 14/03/2023 11h50

Dando continuidade à programação do evento virtual “Ciclo de Debates em Jornalismo - Os desafios da profissão em reinvenções e resistências”, foi promovida na noite desta terça-feira (13) a palestra “Jornalismo e Direitos Humanos: Lutas e Resistências”. O debate contou com a participação das professoras Glória Rabay e Angelina Nunes e mediação da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Zulmira Nóbrega.

Ciclo de Debates em Jornalismo - Jornalismo e Direitos Humanos.jpegCaptura de tela - YouTube.

Glória Rabay é professora do Programa de Pós-graduação em Jornalismo PPJ/UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas - PPGDH/UFPB. Além de pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero NIPAM/UFPB e do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos - NCDH/UFPB. Ao longo de sua fala, ela destacou que a essência do jornalismo está diretamente vinculada à essência dos direitos humanos por seu compromisso com a verdade e responsabilidade com setores empobrecidos e discriminados.

Em seguida, Angelina Nunes, que é coordenadora do Programa Tim Lopes da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), chamou atenção para temáticas necessárias e relevantes, pontuando questões a respeito da liberdade de expressão e do papel do jornalismo em uma sociedade democrática. “O jornalismo precisa se conscientizar internamente e discutir os direitos humanos dentro das redações [...] Também é preciso o envolvimento da sociedade, não podemos nos calar”, destacou.

O conteúdo debatido na programação da noite chamou a atenção do público, que interagiu de forma ativa e levantou questionamentos e comentários que enriqueceram a conversa, como o fortalecimento das pautas voltadas à defesa dos direitos humanos e para a proteção dos profissionais, a importância da educação nesse processo, entre outros.

 

Programação de hoje:

Hoje (14), o Ciclo de Debates continua com a mesa “Jornalismo, Cotidiano e Imaginário: contribuições do prof. titular Wellington Pereira”, às 14h, com a mediação da professora Dra. Patrícia Monteiro, e tendo como debatedores o prof. Dr. Luiz Custódio (UFPB), a profª. Drª Eunice Simões (PPGC-UFPB), o prof. Dr. Cláudio Paiva (DECOM/UFPB), e o prof. Dr. Edônio Alves (DEJOR/UFPB).

Ciclo de Debates em Jornalismo - Divulgação dos Convidados Parte 2.jpeg

O evento será concluído no turno da noite com a palestra “Quem tem medo de jornalista? Violência, Vulnerabilidades e Novos Rumos da Profissão”, a partir das 19h, com a mediação da profª Drª Margarete Almeida (Vice-coordenadora do curso de Jornalismo da UFPB), que recebe Maria José Braga, presidente da FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas. Para acompanhar acesse o canal ‘Jornalismo UFPB’ no YouTube.

Ciclo de Debates em Jornalismo - Divulgação dos Convidados Parte 4.jpg

 

Texto: Rillary Martins e Mateus Araújo