A professora do Departamento de Artes Cênicas, do CCTA/UFPB, Caroline de Oliveira Martins teve o artigo Modelagem em Dança: Vistas e Dicas, publicado na revista ‘Educação em Dança na Prática’, da editora britânica Taylor & Francis, uma das maiores e mais conceituadas editoras acadêmicas do mundo, com foco na publicação de pesquisas de alta qualidade em diversas áreas do conhecimento.
O objetivo principal do artigo é conscientizar profissionais do movimento sobre como pequenos ajustes na apresentação podem otimizar a modelagem (demonstração) na dança para aprendizes individuais e aumentar a satisfação de estudantes que gostam de dançar, incluindo pessoas neurodivergentes.
Segundo Caroline, reparar em pequenos detalhes que podem gerar grandes benefícios é algo relativamente comum entre autistas com menor necessidade de suporte. A professora, que também é autista, observa que o potencial de discentes e servidores(as) que integram o Coletivo Autista da UFPB (www.ufpb.br/cau/) muitas vezes é inibido ou subaproveitado, impedindo que os talentos naturais dessas pessoas promovam avanços tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade.
A partir de um contexto favorável, como o mediado pela chefe do Departamento de Artes Cênicas - Juliana Costa Ribeiro, Caroline consegue aplicar sua criatividade autística no ensino, na pesquisa e na extensão. E com o apoio da direção do CCTA, a produção da professora amplia seu alcance, como exemplifica o e-book Técnica de Capoeira, um produto da extensão FLUEX citado em seu artigo, disponível no link: https://www.ccta.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/artes-visuais/tecnica-de-capoeira/tecnicadecapoeira.pdf.
O artigo completo está disponível gratuitamente no link: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23734833.2025.2522016#d1e258.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações de Caroline de Oliveira Martins
Capa da revista: https://www.tandfonline.com/toc/udep20/11/2
Data da publicação: 18/08/2025