Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Projeto de Extensão do CCTA leva qualificação sustentável para comunidades turísticas rurais na Paraíba

Suscitar o empoderamento de atores para transformar uma localidade em potencial turístico e destacá-la pela qualidade na entrega de serviços: esse é o objetivo do projeto de Extensão ‘SustentaRH - Qualificação Sustentável em Comunidades Turísticas Rurais’, do CCTA/UFPB, que vem sendo desenvolvido em comunidades da Paraíba.

A ação, que está vinculada ao Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) 2022/2023, é coordenada pelas professoras do Departamento de Turismo e Hotelaria (DTH), Lyvia Barros e Joelma Abrantes, e conta com a colaboração de quatro estudantes do curso de Hotelaria do CCTA.

O projeto contempla a oferta de oficinas de qualificação destinada aos moradores das comunidades Chã de Jardim, localizada no município de Areia (PB), e Tambaba, no município de Conde (PB).

A proposta visa orientar, articular e promover o reconhecimento dos valores culturais e discutir como esse arcabouço cultural pode ser trabalhado em prol do desenvolvimento local.

A qualificação é oferecida a partir das temáticas: qualidade no atendimento em meios de hospedagem; qualidade no atendimento em serviços de alimentos e bebidas; plataformas digitais e hospitalidade e empreendedorismo.

Lyvia Barros, uma das coordenadoras da ação, comemora a recepção do projeto pela população e ressalta a importância do contato direto com a comunidade: “Estamos vivendo uma experiência enriquecedora nesse campo, rompendo as barreiras da universidade, avançando e contribuindo com comunidades que desenvolvem a atividade turística”.

Este mês, a capacitação foi realizada em Areia e contou com o público de 50 pessoas. Em junho, será a vez do Conde receber o projeto.

Para conhecer mais sobre o ‘SustentaRH - Qualificação Sustentável em Comunidades Turísticas Rurais’, acesse o perfil do projeto no instagram: @sustentarh.


Redação: Débora Freire