Programação do “Oscar” do cinema brasileiro na UFPB será gratuita
A Sala Cine Aruanda, do CCTA/UFPB, recebe, de 18 a 29 deste mês, uma maratona de filme que integra a programa da Mostra ‘Grande Otelo 2025’.
Os 15 filmes que serão exibidos gratuitamente concorrem ao do 24º Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro 2025, considerado o “Oscar” do cinema brasileiro, e que será entregue no próximo dia 30, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Serão duas sessões diárias, sendo uma às 17h e outra às 19h30.
Além das exibições, o público poderá participar do Voto Popular nas categorias Melhor Longa de Ficção, de Documentário e de Comédia, e escolher o filme que levará o troféu Grande Otelo. A votação ocorre por meio do site da Academia Brasileira de Cinema: https://votopopular.academiabrasileiradecinema.com.br/index2.php .
Promovida pela Academia Brasileira de Cinema, a iniciativa da mostra local é resultado de uma parceria da organização do 20º Fest Aruanda e da Coordenação do Curso de Cinema e Audiovisual do CCTA/UFPB. A mostra oferece ao público a oportunidade de assistir a produções de destaque do audiovisual nacional.
A programação no CCTA está sendo realizada pelo coordenador do Curso de Cinema (CCTA/UFPB), professor Carlos Dowling, e por Lúcio Vilar, realizador do Fest Aruanda, além do produtor e estudante de Cinema do CCTA, Maviael Ribeiro.
Programação
O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e vencedor do prêmio de Melhor Filme Internacional este ano, no Oscar, abre a programação na sexta-feira (18), às 19h30.
Também serão exibidos filmes nacionais premiados mundialmente como: "Baby", do diretor Marcelo Caetano (BH); "Malu", de Pedro Freire (RJ); e "Motel Destino", de Karim Aïnouz (CE), que integram os longas-metragens de ficção de gênero Drama da mostra.
Ainda serão apresentados os documentários "3 Obás de Xangô", de Sérgio Machado; "Assexybilidade", de Daniel Gonçalves; "Fernanda Young - Foge-me Ao Controle", de Susanna Lira (RJ); "Luiz Melodia - No Coração do Brasil", de Alessandra Dorgan; “Milton Bituca Nascimento”, de Flavia Moraes; e "Othelo, O Grande", de Lucas H. Rossi dos Santos.
As produções finalistas de comédia completam a programação. Estarão em cartaz: "O Auto da Compadecida 2", de Flávia Lacerda e Guel Arraes; "Câncer com Ascendente em Virgem", de Rosane Svartman; "Estômago 2 - O Poderoso Chef", de Marcos Jorge; "Kasa Branca", de Luciano Vidigal e "O Dia Que Te Conheci", de André Novais Oliveira.
Sexta-feira (18/07/25)
19h30 – Ainda Estou Aqui
Direção: Walter Salles
Segunda-feira (21 /07/25)
17h – Kasa Branca
Direção: Luciano Vidigal
19h30 – Motel Destino
Direção: Karim Aïnouz
Terça-feira (22/07/25)
17h – Câncer com Ascendente em Virgem
Direção: Rosane Svartman
19h30 – Assexybilidade
Direção: Daniel Gonçalves
Quarta-feira (23/07/25)
17h – O Dia que Te Conheci
Direção: André Novais Oliveira
19h30 – Othelo, o Grande
Direção: Lucas H. Rossi dos Santos
Quinta-feira (24/07/25)
17h – 3 Obás de Xangô
Direção: Sérgio Machado
19h30 – Estômago 2 – O Poderoso Chef
Direção: Marcos Jorge
Sexta-feira (25/07/25)
17h – Malu
Direção: Pedro Freire
19h30 – O Auto da Compadecida 2
Direção: Flávia Lacerda e Guel Arraes
Segunda-feira (28/07/25)
17h – Fernanda Young – Foge-me ao Controle
Direção: Susanna Lira
19h30 – Baby
Direção: Marcelo Caetano
Terça-feira (29/07/25) – Encerramento da Mostra
17h – Luiz Melodia – No Coração do Brasil
Direção: Alessandra Dorgan
19h30 – Milton Bituca Nascimento
Direção: Flavia Moraes
Redação: Débora freire (jornalista no CCTA) c/ informações da assessoria da Mostra
Arte: Assessoria da Mostra
Data da publicação: 14/07/25