Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Professor de Escultura do CCTA participa de exposição no Canadá


O professor de Escultura do Departamento de Artes Visuais (DAV), do CCTA/UFPB, Marco Aurélio Damaceno, participa da Exposição Coletiva ArtSouterrian que está sendo realizada em Montreal (Canadá).

A ação-escultórica escolhida pelo professor Marco Aurélio para a Mostra recebeu o nome de ‘Conexão Yemanjá’.

Segundo o artista, ‘Conexão Yemanjá’ é “uma performance, uma louvação, uma oferenda à Orixá Yemanjá que busca estabelecer uma conexão entre a Deusa do Mar e a população, que não subverta a relação de respeito e cuidado com o meio ambiente (o Mar)”.

A obra “é um presente biodegradável, um grande peixe, construído com papel de seda branco. Acontece, em forma de cortejo, acompanhada ao som de berimbaus e cantos para a Deusa do Mar. Durante o trajeto o público escreve os seus pedidos e agradecimentos no corpo da escultura e em pedaços de papel de seda branco. O presente conclui o seu ciclo quando submerge nas profundezas do mar. A partir do momento que o Grande peixe é tragado pelo mar os pedidos, desejos e agradecimentos, são dissolvidos e absorvidos simbolizando que os presentes foram aceitos por Yemanjá”, explica o professor.

O trabalho é apresentado por meio de vídeo e fotografias, acompanhado com audioguia como mediação para o público e está disponível na plataforma Spotify no link https://open.spotify.com/episode/1WFCfVAOrBsPoBZpQkjdJ5?si=NBMuVrZtRbuR6qZLZqZhcA&nd=1.

A exposição segue até dia 9 de abril.

Redação: Débora Freire c/ informações do DAV/CCTA/UFPB