O Projeto ‘PET-Informação e Saúde Digital no SUS-Paraíba’, da UFPB, lançou edital com vagas para estudantes da área de Comunicação da instituição atuarem como monitores bolsistas em Grupos de Trabalhos (GTs).
Dos 12 Grupos de Trabalho, 09 trazem vagas para estudantes de Jornalismo, de Radialismo e de Relações Públicas.
O Projeto integra o Programa de Educação pelo Trabalho Para a Saúde (PET-Saúde/Informação & Saúde Digital (PET-Saúde/I&SD), instituído pelo Ministério da Saúde.
Poderão se inscrever estudantes que, no semestre 2025.2, não se enquadrem como discentes concluintes, e que comprovem disponibilidade de 8h semanais para desenvolvimento das atividades.
Os interessados devem realizar inscrição, no período de 21 a 24 deste mês, via formulário, no qual deverá ser anexado ARQUIVO ÚNICO, em FORMATO PDF, com os seguintes documentos, especificamente NESTA ORDEM:
1. Documento(s) de identificação pessoal com foto, com números de CPF e RG (quando houver);
2. Histórico escolar que comprove matrícula ativa em curso de graduação da UFPB, emitido pelo SIGAA/UFPB;
3. Comprovante de Residência;
4. Comprovante de Cadastro Financeiro (Conta Bancária) em nome do candidato;
5. Comprovante de enquadramento em vagas destinadas às ações afirmativas, conforme Portaria GM/MS no 5.801/2024 (quando for o caso),
No ato da inscrição os(as) candidatos(as) deverão informar o GT a que tem interesse de concorrer à vaga de Monitor, não podendo inscrever-se em mais de um Grupo de Trabalho.
O processo seletivo será constituído de duas fases, de caráter eliminatório e classificatório:
Fase I: Análise documental, baseada na análise do histórico escolar, conforme cronograma, que verificará:
- Disponibilidade de carga horária (manhã e/ou tarde) para participar das atividades do PET-Saúde;
- Atendimento dos requisitos definidos por cada GT, conforme anexo I do edital;
Fase II: Avaliação síncrona, aplicado aos(às) candidatos(as) aprovados(as) na Fase I, conforme cronograma, com questões abertas, que abordarão os seguintes aspectos:
- Compreensão acerca do projeto PET-Saúde I&SD;
- Adequação de competências e habilidades ao perfil do GT; e
- Potencial contribuição às atividades do GT
O horário e local da avaliação presencial será definido por cada GT, conforme Anexo III, do edital, e divulgado na página oficial do processo seletivo;
O valor da bolsa para monitor(as) do PET-Saúde/I&SD-SUS/PB, conforme definido pelo Ministério da Saúde, tem como referência as bolsas de Iniciação Científica, modalidade 1C, em conformidade com a Portaria CNPq no 1.237, de 17 de fevereiro de 2023, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). De acordo com o site do CNPq, o valor atual é de R$ 700,00.
O resultado final do processo seletivo será publicado na página do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da UFPB, no próximo dia 12.
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.
A convocação dos(as) candidatos(as) classificados(as) será realizada, no dia 13 de agosto, pela Coordenação Geral do Projeto, mediante envio de mensagem via e-mail do(a) candidato(a) cadastrado no formulário de inscrição.
Todos os detalhes, inclusive as vagas disponíveis na área de Comunicação para cada GT, podem ser acessados no edital.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Arte: Afra de Medeiros
Data da publicação: 17/07/25