Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

II Mostra do Laboratório de Percussão Rítmica do CCTA começa nesta quarta (12)


Começa hoje (12), a II da Mostra do Laboratório de Percussão Rítmica (LAPER) do CCTA/UFPB.

O evento, que segue até a próxima sexta (14) gratuitamente, terá todas as suas atividades realizadas na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no bloco E do CCTA, campus da UFPB, em João Pessoa.

A abertura dessa segunda edição está marcada para às 13h30 com aula aberta de percussão com o Professor Dr. Ricardo Bologna. Ricardo Bologna é Timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e Professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

A programação da Mostra continua amanhã, às 13h30, com uma oficina de batucada, que será ministrada pelo Professor Dr. Chico Santana e pelo Professor e Mestre Caio Bertazzoli.

Já na sexta, ás 19h30, será realizado um concerto dos grupos de percussão do LAPER, com obras de Caio Bertazzoli, Carlos dos Santos, Chico Santana, John Cage, Luis Oliveira, Karlheinz Stockhausen, Manu Falleiros e Saulo Soares.


Sobre o LAPER


O Laboratório de Percussão e Rítmica da UFPB (LAPER) é um núcleo dedicado à pesquisa, ensino e práticas ligadas à percussão e rítmica. Ligado ao Departamento de Educação Musical e ao Departamento de Música do CCTA, ele promove um trabalho conjunto entre corpo docente e discente da UFPB, pesquisadores de diversos contextos (nacionais e internacionais), além de comunidade não acadêmica, articulando ações no âmbito da graduação, pós-graduação e extensão universitária. O LAPER é coordenado pelo Prof. Dr. Francisco de Assis Santana Mestrinel (Chico Santana).

O LAPER está cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil Lattes (CNPq), com duas linhas-guias de pesquisa, que se desdobram em diversas temáticas e atividades:

1. Percussão Popular Brasileira - com objetivo geral de desenvolver pesquisas sobre ensino e práxis de Percussão Popular Brasileira, considerando sua ampla diversidade de estéticas e contextos sócio-históricos, com vistas à criação de um campo de estudos acadêmicos nesta linha.

2. Pedagogias Decoloniais em Música - com objetivo de desenvolver novos caminhos e propostas para o ensino e aprendizagem de música, sob perspectiva decolonial.

O objetivo é que o LAPER contribua para o desenvolvimento da área da Percussão Popular na academia, através de um diálogo constante com diversas manifestações culturais, criando uma ponte entre a universidade e a sociedade, entre o conhecimento científico e os saberes populares.


Redação: Débora Freire