Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Estudantes de Jornalismo do CCTA são convidados para participar da produção de documentários sobre povos indígenas na Paraíba


Oito estudantes de Jornalismo do CCTA estão participando da produção de documentários sobre povos indígenas na Paraíba.

A participação dos discentes se deu a convite da produção de ‘Casa Awá’, ação ligada aos projetos de extensão ‘Cinema nas Aldeias - Tabajara’ e ‘Criação e Manutenção de sites com os Povos Tradicionais da Paraíba: Tabajaras e Cariris’, ambos da UFPB, sob a orientação dos professores Eliane Farias, Jorge Gomes e Lusival Barcellos. A produção de ‘Casa Awá’ ainda conta com o apoio do Laboratório Audiovisual de Produção (LAP), do CCTA.

As produções audiovisuais têm como protagonistas os povos indígenas da Paraíba, tais como os Tabajaras, os Potiguaras e os Cariris. 

Um dos documentários, ‘Nheengatu’, que retrata a luta do povo Tabajara para recuperar a língua materna,  já está disponível gratuitamente no canal do YouTube do ‘Casa Awá’. O próximo documentário será lançado em breve.

Sobre a oportunidade de participar do projeto na equipe de mídia, o estudante de Jornalismo Davi Albuquerque conta: “Recebemos o convite do professor Jorge. Todos nós entramos recentemente e estamos dando praticamente início ao projeto. Estamos muito felizes em contribuir com os povos originários através da produção audiovisual e do jornalismo. E acima de tudo, cumprindo nosso dever social como profissionais de deixar documentada a história deles”.

Conjuntamente com o ‘Casa Awá’, tem sido produzido o podcast ‘Mídia Awá’, que engloba esses estudantes de Jornalismo na equipe. O primeiro episódio, ‘Os Desafios da Educação para Indígenas’, já também está disponível, porém naplataforma Spotify. Ele retrata a jornada educacional e a luta de Juscelino Tabajara, o primeiro Tabajara a conquistar o título de mestre, após apresentar a dissertação dele, ‘Caçador é igual gato maracajá: um estudo sobre o papel da caça entre os Tabajara do Litoral Sul da Paraíba’, em setembro de 2023.    


Para acompanhar os trabalhos do ‘Casa Awá’, acesse o perfil oficial do projeto no Instagram.


Redação: Esther Sousa (bolsista Extensão CCTA)
Edição: Débora Freire
Foto: Carol Borges