Oito estudantes de Jornalismo do CCTA estão participando da produção de documentários sobre povos indígenas na Paraíba.
A participação dos discentes se deu a convite da produção de ‘Casa Awá’, ação ligada aos projetos de extensão ‘Cinema nas Aldeias - Tabajara’ e ‘Criação e Manutenção de sites com os Povos Tradicionais da Paraíba: Tabajaras e Cariris’, ambos da UFPB, sob a orientação dos professores Eliane Farias, Jorge Gomes e Lusival Barcellos. A produção de ‘Casa Awá’ ainda conta com o apoio do Laboratório Audiovisual de Produção (LAP), do CCTA.
As produções audiovisuais têm como protagonistas os povos indígenas da Paraíba, tais como os Tabajaras, os Potiguaras e os Cariris.
Um dos documentários, ‘Nheengatu’, que retrata a luta do povo Tabajara para recuperar a língua materna, já está disponível gratuitamente no canal do YouTube do ‘Casa Awá’. O próximo documentário será lançado em breve.
Sobre a oportunidade de participar do projeto na equipe de mídia, o estudante de Jornalismo Davi Albuquerque conta: “Recebemos o convite do professor Jorge. Todos nós entramos recentemente e estamos dando praticamente início ao projeto. Estamos muito felizes em contribuir com os povos originários através da produção audiovisual e do jornalismo. E acima de tudo, cumprindo nosso dever social como profissionais de deixar documentada a história deles”.
Conjuntamente com o ‘Casa Awá’, tem sido produzido o podcast ‘Mídia Awá’, que engloba esses estudantes de Jornalismo na equipe. O primeiro episódio, ‘Os Desafios da Educação para Indígenas’, já também está disponível, porém naplataforma Spotify. Ele retrata a jornada educacional e a luta de Juscelino Tabajara, o primeiro Tabajara a conquistar o título de mestre, após apresentar a dissertação dele, ‘Caçador é igual gato maracajá: um estudo sobre o papel da caça entre os Tabajara do Litoral Sul da Paraíba’, em setembro de 2023.
Para acompanhar os trabalhos do ‘Casa Awá’, acesse o perfil oficial do projeto no Instagram.
Redação: Esther Sousa (bolsista Extensão CCTA)
Edição: Débora Freire
Foto: Carol Borges