Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Aluna de Radialismo do CCTA lança podcast na Webrádio Porto do Capim

Talita França, estudante do curso de Radialismo do CCTA/UFPB, lança hoje (15), na Webrádio Porto do Capim, o podcast ‘Bayeux: a história além dos manguezais’.  

A produção estreia às 13h, na webemissora da UFPB, e segue até sábado, sempre no mesmo horário. 

O novo programa narra sobre surgimento da cidade de Bayeux a partir de uma viagem histórica e cheia de imaginação. O podcast possui 3 episódios dividos entre as temáticas: história de fundação do município; questões geográficas, ambientais e econômicas do município; e, por fim, um resumo geral recapitulando os temas dos dois primeiros episódios, fazendo ligação com a atual situação do município e trazendo ainda curiosidades sobre Bayeux. Ele é fruto do trabalho de conclusão de curso de Talita, com orientação da professora do CCTA, Norma Meireles.

Talita Fraça conta que a ideia de fazer esse trabalho surgiu quando ela percebeu que as pessoas que conhecia e que são moradoras de Bayeux não tinham muita informação sobre o surgimento e a história do município. A estudante disse também que se interessou em fazer esse conteúdo em formato de podcast por facilitar o acesso para toda população, pois pode ser ouvido com ou sem internet e em qualquer lugar. Ela ainda ressalta que o formato de podcast também foi pensado para desenvolver o âmbito imaginativo de quem escuta os episódios, porque a composição do produto foi toda pensada nessa criação de imagens e essa viagem no tempo causada pelo efeito das trilhas sonoras presentes. “Esse podcast é uma marca de que toda cidade é importante e que todos os lugares conversam com a gente. É importante para que a população conheça o local em que vive, reforçando o sentimento de viver em comunidade. É um produto que abrange todos os tipos de público, de qualquer gênero e idade. E é uma maneira de poder levar Bayeux para o mundo, uma cidade pouco vista, mas que tem tanta história que explica basicamente todas as questões do município”, finalizou Talita. 

Sobre a Webrádio Porto do Capim 

Teve origem no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo – Mestrado Profissional em Jornalismo, do CCTA/UFPB, em 2013, idealizado pela jornalista Edileide Vilaça, sob a orientação da Professora Doutora Olga Tavares. Atualmente a rádio é projeto de extensão do CCTA, coordenado pelas professoras douroras Norma Meireles e Sheila Accioly. 

Como fruto dessa pesquisa, a ideia foi criar uma webrádio que agregasse a comunidade acadêmica a alguma comunidade local, que aceitasse participar, também, como protagonista de um instrumento de comunicação para trabalhar suas demandas socioculturais e ambientais. 

O nome da webrádio como ‘Porto do Capim’ – foi uma forma de homenagear a comunidade onde originou-se a cidade Parahyba, e de certa forma, fortalecer a vida ativa da área do Varadouro-Centro Histórico, de João Pessoa, Paraíba.

A Rádio Porto do Capim é uma webemissora universitária que integra a Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA). 

Redação: Débora Freire