Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Programa Associado de Pós-graduação em Artes Visuais do CCTA lança livro e exposição coletiva no Museu Casa de Cultura Hermano José nesta quarta-feira (26)

O Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco (PPGAV UFPB-UFPE) abre a exposição coletiva e o lançamento do livro MEMÓRIAS (IN)TANGÍVEIS, sob curadoria de Robson Xavier, nesta quarta-feira (26), às 16h, no Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ).

A exposição é um recorte curatorial de trabalhos produzidos em 2023 durante o primeiro semestre do Mestrado em Artes Visuais. Ao todo serão 14 artistas: os estudantes do mestrado Adriana Matte, Adriano Araújo, Alena Sá, Eduardo Oliveira, Luanna Rodrigues, Mari Lira, Max Fernandes, MylHause, Neto Pontes e os artistas convidados José Rufino, Petrônio Bendito, Cris Peres e Leandro Garcia, tendo como ponto comum a relação com as memórias afetivas.

Já o e-book MEMÓRIAS (IN)TANGÍVEIS apresenta uma coletânea de artigos, publicada pela Editora do CCTA UFPB em dois volumes. Os textos e as imagens foram desenvolvidos como atividade final de uma das disciplinas do Mestrado em Artes Visuais, ministrada pela Drª. Profª Maria Betânia e Silva (UFPE) e pelo Dr. Robson Xavier da Costa (UFPB), durante a Pandemia de Covid-19, na qual a relação ‘memórias e imagens’ foi o eixo central. Os dispositivos de memórias foram ativados e analisados a partir dos processos de criação dos artistas/autores/as.

Além dos alunos da disciplina, também participaram desta publicação, artistas convidados para rodas de conversas durante a disciplina, tais como José Rufino, Petrônio Bendito, entre outros/as, que relataram suas experiências no processo criativo a partir das memórias individuais ou coletivas. Ao tomar contato com as produções artísticas dos/as convidadas/as os artistas/mestrandos desenvolveram projetos pessoais e autorais que serviram de disparadores de memórias afetivas.

A exposição ficará aberta ao público até o dia 26 de outubro de 2023 e os dois volumes do e-book estão disponíveis para download nos seguintes links:

Volume 1

Volume 2


Redação: Afra de Medeiros c/ informações do Professor Dr. Robson Xavier