O concerto especial será realizado no dia 16 de julho, na Sala Radegundis Feitosa, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB.
A apresentação começará às 20h e faz parte da Série de Concertos Internacionais do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM).
O violoncelista Henry-David Varema (da Academia de Música da Estônia, em Tallinn) se apresentará juntamente com a soprano Alzeny Nelo (da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN) e com o pianista Danilo Jatobá, da UFPB. O evento é gratuito.
Serão apresentadas ao público as obras de Jules Massenet, Adrian Piraquibis, Xavier Montsalvatge, Heitor Villa-Lobos, Waldemar Henrique, Oriano de Almeida, Els Aarne, Tõnu Körvits e Urmas Lattikas.
Além do concerto, o violoncelista participará de outras atividades na UFPB. Nesta semana, quinta-feira (10), ele ministrará um masterclass (aula especial) de violoncelo. Será às 13h30, na universidade. Este evento é voltado para músicos.
Sobre os convidados do concerto do dia 16 de julho
Henry-David Varema leciona na Academia de Música e Teatro da Estônia, em Tallinn desde 2001. Na instituição, ocupa a cátedra de professor ttular desde 2016 e ministra regularmente masterclasses em universidades na Europa, Estados Unidos, Canadá, Brasil e Austrália. Atualmente é vice-teitor para Atividades Artísticas e Relações Internacionais da Academia de Música e Teatro da Estônia, cargo que ocupa desde 2016.
A soprano Alzeny Nelo é mestre em Música pela UFRN. Aperfeiçoou-se pela EcoleNormale de Musique de Paris/Alfred Cortot. Estreou na cena lírica francesa com as óperas "Les Fêtes de l'Amour et de Bacchus", de Lully e "Die Zauberflöte", de Mozart. Interpretou personanges como Stephano, na ópera Romeo et Juliette de Gounod, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Theatro São Pedro, em São Paulo. Foi premiada internacionalmente em vários concursos e, no Brasil, destaca-se o primeiro lugar no I Concurso Nacional de Canto Lírico, no Rio de Janeiro. Atualmente, Alzeny Nelo é fonoaudióloga, preparadora vocal da Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, e professora nas classes de canto da Escola de Música da UFRN.
Natural de Fortaleza, o pianista Danilo Jatobá iniciou seus estudos musicais aos oito anos de idade. Ingressou no curso de Bacharelado em Instrumento/Piano Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde estudou sob orientação da professora Nelma Dahas. Em 2012, obteve o título de Mestre em Música, subárea de Práticas Interpretativas, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi vencedor e finalista de concursos de Piano, sendo também premiado em editais públicos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (2006) e da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (2007) - antiga Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza. Danilo Jatobá já participou de diversos masterclasses em festivais nacionais e internacionais. Atualmente, é pianista concursado do Departamento de Música da UFPB, onde desenvolve intensa atividade artística junto aos alunos da graduação e pós-graduação em Música desde 2013.
Data da publicação: 08/07/2025