Professor do Departamento de Música do CCTA é homenageado com a Medalha Villa-Lobos
Prêmio é concedido pela Academia Brasileira de Música
Nesta semana, o professor do Departamento de Música do CCTA, Eli-Eri Moura, foi anunciado como um dos vencedores da Medalha Villa-Lobos 2025. O prêmio é concedido pela Academia Brasileira de Música às grandes personalidades da vida musical brasileira, em reconhecimento às suas trajetórias profissionais relevantes e às suas contribuições para a música no Brasil e para a obra do compositor Heitor Villa-Lobos.
Homenageado na categoria Compositor, o professor Eli-Eri receberá o prêmio no próximo dia 18 de julho, em uma cerimônia na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. O evento acontecerá durante um concerto da Orquestra Sinfônica da UFRJ, sob a regência do Maestro Roberto Duarte, em comemoração aos 80 anos da Academia Brasileira de Música.
“Agradeço profundamente a todos os acadêmicos da ABM por essa alta distinção e estendo a homenagem ao trabalho de todos os meus colegas do Departamento de Música (DeMus), no nosso Bacharelado e no COMPOMUS, na UFPB”, declarou o professor.
Eli-Eri foi o primeiro profissional na história da UFPB a ser contratado como professor de composição. Ele também é o idealizador do Laboratório de Composição Musical – COMPOMUS, que promove ensino, pesquisa e extensão, formando novos compositores.
Atualmente, Eli-Eri atua nos programas de Graduação em Música e no COMPOMUS do CCTA/UFPB, e integra o grupo IAMAKÁ de música renascentista e contemporânea. Ele possui mestrado e doutorado em Composição pela McGill University, em Montreal, no Canadá. Além de professor, também é compositor, teórico e regente.
Sobre a Medalha Villa-Lobos
Instituída em 2015, a premiação homenageia três categorias: compositor, intérprete e educador. Em seu primeiro ano, foram premiados nomes como o compositor Murillo Santos (1931-2019); Isaac Karabtchevsky, José Botelho e Eládio Perez Gonzalez (1926-2020), empatados na categoria intérprete; e Berenice Menegale, como educadora.
Em 2025, além do professor Eli-Eri, também serão contemplados o Quinteto Villa-Lobos, na categoria Intérprete, e a professora de Percepção Musical da UNIRIO, Ermelinda Azevedo Paz, na categoria Musicólogo/Educador.
Redação: Afra de Medeiros
Foto: Arquivo pessoal
Data da publicação: 04/07/2025