‘Dramaturgia telúrica: para lembrar’ é o título do texto produzido pelos artistas performers Mika Costa e Felipe Espíndola, com dramaturgismo da artista professora Candice Didonet, do Departamento de Artes Cênicas do CCTA/UFPB, que foi escolhido para integrar a Coleção Teatro Contemporâneo, da Editora Javali, sediada na cidade de Belo Horizonte (MG).
Mika Costa e Felipe Espíndola são egressos do curso de Bacharelado em Teatro do CCTA.
‘Dramaturgia telúrica: para lembrar’ é uma dramaturgia expandida em poesia na qual o texto, os diferentes seres e suas existências imaginativas se entrecruzam na dimensão de uma conversa. O texto apresenta um diálogo entre uma ilha flutuante, uma ostra qualquer e uma folha de capim invasora e migrante.
O trabalho é um dos 20 selecionados para compor a antologia e concorreu, este ano, com mais de 250 textos de todas as regiões do país na convocatória “Brasis” para publicação de dramaturgias inéditas criadas por artistas de todo país. O projeto é patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
A curadoria realizada para escolha das produções foi dos artistas e pesquisadores das artes da cena brasileira: Anderson Feliciano, Assis Benevenuto, Marcos Coletta e Soraya Martins.
A criação de ‘Dramaturgia telúrica: para lembrar’ iniciou no ano de 2021, no âmbito do Estágio Supervisionado do curso de Bacharelado em Teatro do DAC/CCTA/UFPB e culminou em seis apresentações performativas compartilhadas com o público através da plataforma Zoom durante a pandemia de COVID-19. Entre os anos 2022 e 2024 sua escrita teve continuidade até culminar na publicação em livro.
A artista Mika Costa apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado ‘Andar Ilhar: caminhada como prática compositiva na cidade de João Pessoa – PB’. Já o artista Felipe Espíndola apresentou o TCC ‘Escrever os dias: estudo sobre processo criativo e(m) dramaturgia’, que continha a peça dramatúrgica ‘A vida comum das ostras’. Ambos os trabalhos foram concluídos em julho de 2021 com orientação da artista professora Candice Didonet, que, posteriormente, iniciou doutorado em Estudos Artísticos pela Facultad de Artes ASAB – Bogotá em cotutela com o PPGAV-UFBA, vinculado à linha de pesquisa de processos criativos nas Artes.
O lançamento da ‘Dramaturgia telúrica: para lembrar’ dentro da antologia brasileira ‘Coleção Teatro Contemporâneo’ está programado em formato de live, no perfil oficial da editora (@editorajavali), às 17h, no próximo dia 30.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações das professoras do DAC, Candice Didonet e Caroline O. Martins
Arte: enviada pelo DAC/CCTA/UFPB
Data da publicação: 17/11/25