Submissão de propostas de projeto pode ser feita a partir desta terça (16)
A Pró-reitoria de Extensão (Proex), da UFPB, lançou o edital do Programa de Bolsas de Extensão (Probex) 2025/2026.
Este ano, estão sendo oferecidas mais de 680 bolsas para a participação de estudantes no Programa, no valor mensal de R$ 700,00, que serão distribuídas segundo a classificação obtida pelos projetos no processo de seleção, sendo concedida uma bolsa a cada projeto.
Podem submeter propostas de projetos professores e técnicos administrativos com nível superior da UFPB e que estejam em efetivo exercício. A submissão de ações ainda pode ser feita por professores visitantes, estrangeiros e substitutos, além de outros servidores em exercício provisório ou em colaboração técnica, se o vínculo com a instituição e a vigência do projeto ocorrerem na mesma época, vínculo no qual deverá ser comprovado por meio de documento anexo à proposta do projeto.
Os interessados deverão cadastrar proposta de ação de Extensão no SIGAA, da UFPB, até o próximo dia 6.
Vale ressaltar que, antes da submissão da proposta, é extremamente importante que o proponente leia as diretrizes e orientações para elaboração de projetos de Extensão, assim como atentar para quais são os critérios de avaliação (item 6.7 do edital).
Os projetos aprovados deverão ser executados na modalidade presencial. Cada proponente só pode submeter um projeto como coordenador, sendo livre a participação como colaborador em outras ações, desde que autorizada pela chefia imediata.
Etapas após a submissão
As propostas com status “Submetida” passarão por uma Verificação de Conformidade no período de 08 a 13 de outubro, a ser realizada pela equipe de servidores da Proex, segundo obrigatoriedades previstas no edital.
Após a verificação de conformidade, a Proex divulgará, no dia 14 de outubro, a lista de projetos aptos a avaliação do mérito da ação.
Os proponentes com projetos considerados inaptos poderão solicitar pedido de reconsideração, nos dias 15 e 16 de outubro, pelo e-mail secretariacopac@proex.ufpb.br, apresentando justificativa fundamentada, como também comprovação que refute o motivo da desclassificação.
A lista definitiva dos projetos aptos na avaliação do mérito será divulgada no dia 17 de outubro.
Depois dessa etapa, as propostas serão distribuídas para Avaliação de Mérito pelos avaliadores externos e internos, dentro da mesma área temática de atuação do projeto, no período de 17 a 27 de outubro.
Os avaliadores externos serão convocados por meio de Edital de Chamada para Avaliação de Projetos de Extensão.
Os avaliadores internos serão os proponentes das propostas que estarão automaticamente designados para este fim quando da submissão e aceitação da proposta.
Durante o período de avaliação das propostas (17 a 27 de outubro), o proponente ficará obrigado a avaliar todas as propostas as quais forem a ele distribuídas, devendo consultar a área de avaliação de propostas no SIGAA, e reportar quaisquer problemas na avaliação das mesmas deverá ser informada à Coordenação de Programas de Ação Comunitária (Copac), da Proex, para imediata correção. O SIGAA notifica o avaliador via e-mail sempre que uma proposta é distribuída para ele.
Lembrando que o avaliador que não avaliar as propostas sob sua responsabilidade será desclassificado do processo seletivo.
Propostas não avaliadas serão remanejadas pela Copac para um novo avaliador. Nenhuma proposta ficará sem avaliações.
O proponente avaliador deverá acessar o SIGAA, na aba Extensão > Comissão de Avaliadores Membros do Comitê > Avaliar Propostas, na qual aparecerão as propostas a serem avaliadas, mediante aferição de notas e emissão de parecer.
O resultado preliminar dos projetos aprovados no edital será divulgado no dia 28 de outubro. Já o resultado dos pedidos de reconsideração será dado por meio do resultado definitivo divulgado no próximo dia 03 de novembro.
Seleção de bolsistas
Os estudantes terão de 04 a 06 de novembro para registrarem interesse nos projetos.
A seleção de bolsistas e voluntários será realizada por cada coordenador de projeto de 06 a 12 de novembro.
O Probex é mantido com recursos próprios da Universidade, previstos no orçamento, e tem o propósito de contribuir para a formação acadêmica e cidadã dos estudantes dos cursos de graduação presenciais e a distância, a partir da experiência em ações de Extensão universitária.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Arte: Proex UFPB
Data da publicação: 15/09/25