O professor do Departamento de Artes Visuais, do CCTA/UFPB, Robson Xavier, é um dos palestrantes do evento ‘Caminhos Criativos: corpo, sentidos e natureza’, que acontece no Rio de Janeiro.
O professor participa da programação com a palestra ‘Imagens da Diversidade’ e com a oficina ‘Desenho como campo expandido: uma experiência Multissensorial’. Na palestra, Robson vai explorar como a arteterapia pode ser uma poderosa ferramenta para expressar, validar e celebrar a diversidade e a acessibilidade cultural, com públicos PCDs e pessoas idosas, a partir da arte contemporânea: “Abordaremos o papel das imagens e das criações artísticas na construção de um espaço seguro para o autoconhecimento, a (r)existência e a afirmação de si mesmo a partir da perspectiva da acessibilidade cultural. Além disso, discutiremos como a arte pode ajudar na superação de desafios emocionais, promover o empoderamento e fortalecer a identidade, contribuindo para a resiliência, o bem-estar e a saúde mental de grupos e comunidades”, contou o professor.
Já em relação à oficina, Robson Xavier explica que será abordada a vivência multissensorial partindo do desenho no campo expandido explorando corpo/movimento; o desenho como experimento criativo e performatividades.
O evento, que é promovido pela Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro, será realizado no dia 15 de novembro, no Clube Municipal, no bairro da Tijuca.
Robson Xavier da Costa é artista visual, arte/educador, curador, museólogo, e arteterapeuta. Concluinte do bacharelado em Museologia (UNIASSELVI). Docente Associado do Deptº de Artes Visuais e do PPG de Artes Visuais (PPGAV UFPB-UFPE). Pós-Doutor em Estética e História da Arte (MAC USP); Doutor em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU UFRN e Universidade do Minho, Portugal); Mestre em História (PPGH UFPB); Especialista em Ed. Especial (UFPB), com formação em Arteterapia pela Clínica Pomar do RJ. Licenciado em Ed. Artística - Artes Plásticas (UFPB) e Bacharel em Museologia (UNIASSELVI). Associado da AICA, ABCA e ANPAP. Líder do Grupo de Pesquisa em Arte, Museus e Inclusão (AMI/UFPB/CNPq).
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Arte: Organização do evento
Data da publicação: 26/08/25