Exibições acontecem no próximo sábado (6)
O Cineclube Barravento, iniciativa realizada por estudantes de Comunicação, do CCTA/UFPB, promove, no próximo sábado (6), exibição gratuita da Trilogia Teen Apocalypse.
Os três filmes — Totally Fucked Up (1993), The Doom Generation (1995) e Nowhere (1997) — serão exibidos na Sala Cine Aruanda, localizada no térreo do bloco B do CCTA, campus I da UFPB.
A maratona começa às 16h. Entre os filmes, haverá um intervalo de 10 minutos para troca de impressões entre o público.
Sobre os filmes
A Trilogia Teen Apocalypse, do cineasta Gregg Araki, marcou a cultura alternativa e LGBTQIA+, tornando-se clássicos cult sobre juventude, sexualidade e apocalipse.
Totally Fucked Up (1993) — Um retrato fragmentado de seis jovens gays lidando com amor, homofobia e depressão em um formato meio-semidocumentário.
The Doom Generation (1995) — Uma comédia negra sobre um trio improvável (com James Duval e Rose McGowan) que vive , entre outras coisas, violência e road-trip em um submundo sombrio. O filme exagera os ícones do apocalipse juvenil com alegria visual e violência crítica.
Nowhere (1997) — Uma explosão psicodélica que mistura alienação adolescente, abduções — literalmente — e um final apocalíptico, embalado por estética visual intensa e trilha sonora envolvente.
Sobre o Cineclube
Criado em 2023, pelos estudantes Isabela Vinagre e Will dos Santos, o Cineclube Barravento nasceu do desejo de celebrar o cinema, especialmente o brasileiro, mas também de abrir espaço para obras estrangeiras que dialogam com a cena alternativa e de invenção. Hoje, o projeto conta também com a colaboração de Lucas Silva e de Ruan Morais, fortalecendo a proposta de trazer à comunidade universitária uma programação de cinema gratuita, diversa e instigante.
Com sessões semanais, sempre às quintas-feiras, o Barravento atua como um espaço de resistência cultural e memória do cinema nacional, propondo encontros em torno de filmes que raramente chegam às salas comerciais.
Siga o perfil oficial (@barraventocineclube) do Cineclube Barravento no Instagram!
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações da organização do Cineclube Barravento
Foto: Arquivo CCTA
Data da publicação: 01/09/25