O CCTA obteve a aprovação de 23 Projetos de Ensino com bolsas no Programa de Monitoria da UFPB 2026.
Outros dois projetos foram contemplados no edital apenas com voluntários.
Este ano, o programa ofertou 600 bolsas, distribuídas em 12 parcelas de R$ 700,00 mensais para cada monitor selecionado.
O Programa de Monitoria se dá por meio de elaboração e execução de Projetos de Ensino de uma ou mais disciplinas dos cursos de graduação da UFPB. O trabalho desenvolvido tem por objetivos despertar nos estudantes o interesse pela carreira docente; promover a cooperação acadêmica entre discentes e docentes; minorar problemas crônicos de repetência, evasão e falta de motivação, além de contribuir para melhoria da qualidade de ensino.
Abaixo, segue a relação dos projetos do CCTA aprovados:
-“MonitoriAção-3" no Planejamento e Gestão de Pessoas em
Hospitalidade: da teoria à prática
-A monitoria em Oficina de Audiovisual III e Produção de Conteúdo para Web
-A monitoria em Oficina de Telejornalismo
-Aguçando o olhar: contribuição das Ciências Sociais para um olhar crítico e inclusivo no Turismo
-Aprendizagem criativa (AC) com Ensino Baseado em Projetos (EBP) de
gameficação - Ano II
-Articulando conhecimentos entre a política e o planejamento: o papel do
monitor no desenvolvimento de atividades práticas de ensino no Turismo
- Áudio em Radialismo: Oficinas de Áudio I e II – Monitoria 2026
-Cerâmica artística na UFPB 2026: da experiência ao saber da experiência
-Conexões Estratégicas: integração entre ensino, pesquisa e inovação em
turismo e hotelaria
-Corpos Sonoros em Cena: voz, movimento, sonoridades e produção
cultural gerando experiência de monitoria nas Artes Cênicas
-Do papel ao palco
-Entre FAHFest e Éti(cafés) - A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS
ATIVAS COMO ESTRATÉGIA ANDRAGÓGICA PARA A
APRENDIZAGEM TRANSFORMACIONAL DOS DISCENTES DO
CURSO DE BACHARELADO EM HOTELARIA NAS DISCIPLINAS DE
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO EM HOSPITALIDADE (FAH) E
ÉTICA PROFISSIONAL E ORGANIZACIONAL - ANO 05
-Introdução à Fotografia: formação técnica e analítica em cultura visual
-JOM l@b: laboratório de jornalismo em mídias digitais
-JORNALISMO, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
-Mídia, História e Sociedade: metodologias ativas e aprendizagem
baseada em projetos nos processos de ensino-aprendizagem na
formação teórico-prática em Comunicação
-Monitoria em Fotojornalismo: Acervo e Memória Visual do curso de
Jornalismo da UFPB
-MONITORIA EM IMAGENS: LEITURAS, TEORIAS, POLÍTICA
CULTURAL E ACESSIBILIDADE EM ARTES VISUAIS
-Monitoria em Música: Entre a Teoria e a Prática
-Monitoria em práticas audiovisuais
-Monitoria Integrada LAG 2026: Gravura I e II, Tópicos Avançados em
Gravura e História do Design
-Monitoria para Relações Públicas
-Monitoria, ensino-aprendizagem teatral na condição de práxis
artístico-científica
-O USO DOS ARQUIVOS AUDIOVISUAIS DAS DISCIPLINAS DE
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO
-PARA ALÉM DOS MUROS: METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TURISMO E HOSPITALIDADE
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)
Arte: Afra de Medeiros
Data da publicação: 03/12/25